Esta foto é sua? Por favor, entre em contato.

As 10 qualidades das pessoas mais autênticas

“Na sociedade quem ‘segue’ o dinheiro, o ego, a nudez e o status, posso afirmar que ele perdeu a autenticidade. Perdemos a moral e o significado de sermos nós mesmos. Tantos são os valores efêmeros colocados em destaque pela vaidade que a multidão se perde na tolice da mentira. Os ‘seguidores’ deste ritmo de vida perdem a autenticidade para ‘seguir’ o ‘status’ e a ‘riqueza’. São competitivos, inseguros, e se posicionam mal, provocando um “chega pra lá” uns nos outros. O sucesso de pessoas que têm uma marca de qualidade pessoal não é, necessariamente, o de  acumular dinheiro ou posses. Isso não significa que elas não amam coisas agradáveis ​​ou que não gostam de coisas boas; isso significa que elas idealizam o sucesso com uma mentalidade diferente”. Sherrie Campbell

Sherrie Campbell  é psicóloga em Yorba Linda, Califórnia, com duas décadas de treinamento clínico e experiência na prestação de serviços de aconselhamento e psicoterapia, compartilhou em um vídeo, as 10 qualidades de seus clientes mais autênticos.  Confira

  1. Autorreflexivo

Autenticidade não pode ser alcançada se você está apenas olhando para fora de si mesmo, obcecado com as formas de viver em que se escondem as armadilhas narcisistas.

Para ser autêntico, único e individual você deve descobrir quem é você, o que você quer e aonde quer chegar. E essa descoberta vem por intermédio da autorreflexão. Se a gente não refletir sobre isso e se o que fazemos é copia do que os outros fazem, de que forma vamos saber quem sonos nós?

A autorreflexão coloca você em um estado de harmonia pessoal, possibilitando que você experimente menos ansiedade. Daí você passa a não se preocupar com a posição das outras pessoas, porque você estará com a confiança suficiente para se concentrar em si próprio.  A autorreflexão vai lhe dar segurança para utilizar sua liberdade para ser você mesmo, nível em os ‘seguidores’ de coisas supérfluas não experimentam.

  1. O ego saudável

A autenticidade vem do seu coração. A vida de hipocrisia sempre leva a autenticidade para longe do seu coração. Não há nada tão ilusório quanto pensar que é melhor do que os outros ou que ter  sucesso ou dinheiro o torna superior. Porque o “status” é temporário e subjetivo, não constrói nada duradouro.

Se a sua postura é de autenticidade você mostra que tem o ego saudável; fundamental para uma grande liderança. Para se um grande líder você precisa cavar fundo na sua personalidade para desenterrar a falsidade; liderar com coragem e praticar a empatia.

Você tem que ser suficientemente seguro de si mesmo, mostrar que é capaz de liderar respeitando as ideias e os sentimentos de todas as pessoas.

2. Concentra-se nas possibilidades

Quando alguém está baseado no ego ou nos valores falsos da sociedade está sempre focado em si mesmo. Em curto prazo, o que eles querem é manipular para conseguir o que querem agora.Eles tendem a ser reativos e a argumentar com sofismas para obter resultados desejados. Eles querem que as coisas aconteçam agora, e se esforçam em obtê-las antes do tempo. Eles articulam para a sua própria agenda. É tudo sobre eles, as outras pessoas são andaimes de construção que devem ser descartados ao final.

Quando você vive com autenticidade você não tem tempo para desperdiçar emoção com retrocessos temporários e, às vezes,  desnecessários. O foco de quem é autêntico é sempre em longo prazo e  visa as possibilidades de receber da vida com a paciência e o trabalho árduo. Quem é autêntico está orientado a valorizar os seus relacionamentos. O líder autêntico sabe que certas batalhas devem ser perdidas para vencer a guerra.

  1. Bom caráter

Você não pode ser autêntico sem primeiro possuir um forte senso de caráter. Isso significa que você não diz coisas que você não quer dizer, promessas feitas levianamente. Você pode manter o seu lugar de integridade em todas as suas relações, na família ou no trabalho.

A razão pela qual as pessoas confiam em você é porque você mantém sua palavra, você não é emocionalmente desequilibrado e as pessoas sentem que podem confiar em você.  Quando você é autêntico você não se leva muito a sério e até é capaz de rir de si mesmo.

Leveza é o indicativo da soma de virtudes que guarda em seu interior. Aqueles que seguem a matilha – os seguidores – estão sempre ansiosos porque a qualquer momento alguém poderia ameaçar sua glória temporária, fazendo com que eles abandonem a sua integridade para “vencer”. O bom caráter, ao contrário, jamais abandona suas convicções.

  1. Visionário

Saber quem e o que você é faz de você um visionário. Porque está profundamente conectado a si mesmo,  é aberto e inovador. Você é um visionário na criação de sua autenticidade e isso permite que use essa habilidade em todos os aspectos de sua vida.

Você pensa com ousadia, sempre agrega valor às pessoas com quem interage. É capaz de ajudar os outros a perceberem seus objetivos profissionais mais elevados. Você empurra você mesmo e àqueles  a sua volta  a levantar o peso da dignidade. O autodesenvolvimento é o auge em sua vida e você insiste em que os outros mergulhem em si mesmos com a mesma intensidade, a fim de se elevarem acima da mentira.

  1. Ouvintes

O autêntico experimenta menos ameaças emocionais ao seu ego, o que faz de você um bom ouvinte. Mesmo quando alguém contradiz seus pontos de vista,  está sempre disposto a considerar ideias contraditórias com uma mente aberta e é capaz de mudar a sua opinião se o argumento fizer sentido.

Quem é um bom ouvinte  é um bom aprendiz. Como é uma pessoa genuína você tem sede da verdade. Quando  se dedica à verdade você vive a vida em contato com suas partes mais profundas, escuras e sublimes.  Neste ponto você se torna a expressão plena de quem você é. Isto é autenticidade.

  1. Transparente

A comunicação aberta é tecida na rede de sua autenticidade. Você está seguro de quem realmente é e combina a honestidade com  empatia. E sabe exatamente o que não lhe convém. O fato de ser transparente não deixa espaço à dúvida nem provoca melindres. Você é capaz de apreciar a si mesmo, suas falhas e a autoconfiança o fazem seguro do caminho a seguir. Ser transparente elimina qualquer sinal de arrogância e presunção.

Por outro lado, os ‘seguidores’ são sempre defensivos. Eles não apreciam a crítica, se sentem facilmente ameaçados e ofendidos. E querem conquistar outros para o seu ponto de vista, custe o que custar. Esta é a marca do autoconceito e da sua extremada insegurança dos ‘seguidores’.

Quando você está realmente autoconfiante  exala um senso de valor interior, segurança e compostura inquestionáveis. Você não tem vergonha dos seus erros e não esconde suas fraquezas. Você tem a coragem de ser quem você realmente é. Isso é transparência.

  1. Aberto e consistente

Quando alguém tem firmeza em quem é, não julga ninguém. À medida que avalia os pensamentos e opiniões de outros, mesmo aqueles com o quais  não concorda ainda os colocam generosamente  sob um guarda-chuva de respeito. Generosidade é não empurrar os outros para baixo de você.

Quem tem consciência de quem é não precisa satisfazer os critérios de outra pessoa para se sentir bem consigo mesmo. Esta base sólida o torna consistente e também  generoso em suas avaliações sobre o valor dos outros. Você não é inconstante. Prende-se a seus princípios e não é facilmente influenciado por superficialidades.

  1. Família orientada

Estar sempre orientado para os valores da família; a bússola que diferencia você dos outros. Você constrói uma família harmonizada e dá crédito ao que é devido, compartilha as realizações com todos. Você possui uma flexibilidade saudável. O tipo de pessoa que está livre de ressentimento e agressão, tornando-o altruísta nas relações pessoais e de negócios. Você ama sua família ou sua equipe porque está interiormente seguro, e tão certo de quem você é, que qualquer mudança é feita para o benefício de quem está por perto.

Ao contrário, os ‘seguidores’ são egoístas, inseguros e tão fora de sincronia que ficam defensivos e zangados quando confrontados com a necessidade de mudança.

O sucesso na vida exige adaptação constante. Aqueles que dominam essa habilidade voam para o sucesso e a alegria.

  1. Aproveite a experiência

À medida que você se esforça para viver em um lugar ideal, aumenta a sua probabilidade de viver no presente. Você aprendeu a viver de maneira mais profunda e reflexiva, criando menos culpa porque suas responsabilidades vêm em primeiro lugar e o lazer em segundo lugar.

Você pode aproveitar a experiência para trabalhar com sabedoria através de cada novo desafio que enfrenta em seu caminho, tornando-o mais confiante de que será capaz de lidar com quaisquer dificuldades no futuro.  Não há melhor professor do que a vida.

As habilidades de liderança que você possui evoluíram lentamente a partir de experiências do mundo real e de histórias de vida.

Texto de  Sherrie Campbell – publicado originalmente em Entrepreneur – Tradução e adaptação: Portal Raízes – Os Direitos Autorais no Brasil são regulamentados pela Lei 9.610 . A violação destes direitos está prevista no artigo 184 do Código Penal. Este artigo pode ser publicado em outros sites, sem prévia autorização, desde que citando o autor e a fonte.

COMPARTILHAR
Portal Raízes
Raízes Jornalismo Cultural - Portal, Revista Impressa e Programa de Televisão




COMENTÁRIOS