Nem Amélia, nem princesa: o novo retrato das mulheres de verdade

“Amélia não tinha a menor vaidade/ Amélia é que era mulher de verdade/ Às vezes passava fome ao meu lado/ E achava bonito não ter o que comer/ E quando me via contrariado/ Dizia: Meu filho, que se há de fazer…” Da música de Mário Lago

Mas os tempos são outros. Nada de frufrus, maquiagens, vestidos bufantes, jóias. Muito menos coroas e príncipes encantados. Tampouco uma existência programada para servir o marido. A mulheres deste tempo são protagonistas de sua própria história e avançam seguindo exemplos daquelas que estiveram a frente de seu seu tempo.

Nem atrás e nem à frente do tempo: as mulheres de um tempo chamado hoje, estão acontecendo.  E por isso selecionamos este ensaio onde a fotógrafa americana Jaime Moore buscou  em grandes mulheres da história referências para vestir a sua filha:

“Não me leve a mal, eu amo as princesas da Disney, seus vestidos lindos, cabelos perfeitos, vozes charmosas”, Jaime escreveu. “Mas isso me fez pensar: são apenas personagens, uma fantasia irreal para a maioria das meninas.”

Jamie decidiu vestir Emma, cinco anos, como mulheres reais – que mudaram suas vidas e o mundo, mas mulheres possíveis. “Minha filha não nasceu na realeza, mas nasceu em um país onde ela pode votar, ser médica, pilota de avião, astronauta ou mesmo presidente se ela quiser, e isso é o que realmente importa. Eu quis que ela soubesse o valor dessas mulheres incríveis que foram contra tudo, e por isso Emma pode ter tudo agora”, escreveu Jamie.

Ela escolheu cinco mulheres “incríveis e fortes” para Emma se fantasiar. “Vamos deixar as Barbies e princesas de lado por um momento e mostrar às nossas meninas as mulheres reais que elas podem ser”.

Veja as fotos:

  1. Susan B. Anthony, a ativista que foi fundamental para a aprovação do voto feminino nos EUA

2. Coco Chanel, a estilista que desafiou os padrões de moda e comportamento

3. Amelia Earhart, a primeira mulher a atravessar o oceano atlântico pilotando um avião


4. Helen Keller. Cega e surda, ela foi a primeira deficiente a conseguir se formar e se tornou uma escritora e filósofa famosa


5. Jane Goodall, bióloga, antropóloga e pesquisadora britânica. É considerada a maior especialista do mundo em chimpanzés

(via Upworthy)

TEXTO DETradução livre
FONTEupworthy.com
COMPARTILHAR
Portal Raízes
Raízes Jornalismo Cultural - Portal, Revista Impressa e Programa de Televisão




COMENTÁRIOS