As marcas que os livros deixam no seu cérebro

As pessoas que leem livros conhecem o sentimento do qual trataremos a seguir. Ler um livro vai muito além da sua leitura. Supõe a dimensão em outro mundo, um passeio por outra época. Você se esquece de tudo o que há ao seu redor, mergulha em outra realidade. Cresce a sua ansiedade por ler até o final e, quando chega esse final, você sente um pouco de tristeza e plenitude ao mesmo tempo.

Estas sensações vão ainda mais além. Por que a leitura é tão importante? Ela tem algum efeito sobre o nosso cérebro?

Vamos descobrir!

Ninguém imagina do mesmo jeito, e este é um fato muito importante e interessante. O conteúdo de um mesmo livro lido por duas pessoas pode ser visualizado ou imaginado de forma muito diferente.

Do que isto depende? Da personalidade, da própria pessoa, do seu caráter, mas, sobretudo, porque é muito difícil que todos imaginemos do mesmo jeito. Eu não enxergarei este personagem do mesmo jeito que você o visualizou, simplesmente porque as nossas mentes trabalham de forma diferente.

 

 Personagens e empatia

Quantas vezes nos colocamos na pele do personagem que conhecemos em um livro? Além de conseguir visualizá-los de uma certa forma e criar uma ideia a respeito deles, conseguimos ter empatia com eles. Desta forma, muitas vezes nos sentimos do jeito como se sente o personagem.

Graças a isto, conseguimos melhorar a nossa intuição e o conhecimento do nosso entorno, permitindo-nos compreender melhor os sinais emocionais dos outros. É preciso lembrar que são personagens de ficção, que não existem. Mas na nossa mente os tornamos reais, lhes damos forma, tanto a eles quanto aos lugares descritos.

Por isso sentimos uma sensação de tristeza e vazio ao finalizar um livro. Porquefazemos dos personagens dos livros os nossos amigos. Seguimos cada um deles em suas histórias e sentimos o mesmo que eles.

Modificação da nossa conduta

Ler nos ajuda a entender o mundo e também a ver outros pontos de vista. Obviamente é ficção, mas há muitos ensinamentos escondidos nos livros com os quais podemos aprender.

 Além de desenvolver a nossa empatia, os livros conseguem fazer com que sejamos pessoas mais compreensivas e com maior capacidade de entender aos outros. Dito de outra forma, aprendemos como enfrentar certas situações graças ao que lemos.

Coloque os livros na sua vida

Como vimos, os livros nos ajudam a compreender melhor o mundo e os outros. Eles nos influenciam de uma forma positiva, que traz benefícios à nossa vida diária.

Há muitas possibilidades de ler hoje em dia. Temos à disposição o livro de papel, o livro eletrônico… além de vários assuntos que podem interessar mais ou menos dependendo de como somos ou do que estamos procurando ou precisando. Lembro-me do depoimento de uma colega que dizia como um livro de temática triste a havia ajudado em um momento ruim da sua vida.

Como isto é possível? Talvez ela tenha se identificado e percebido que não estava tão mal, que havia situações e momentos piores. Ler desgraças alheias a ajudou, foi positivo.

Estas e outras coisas podem acontecer conosco. Por que quando estamos tristes assistimos a um filme que nos faz chorar? Para que a dor flua e possamos nos “liberar” de alguma forma. Pois com os livros acontece a mesma coisa, mas com um ganho adicional:  eles nos permitem imaginar e criar.

Texto original em espanhol de: Raquel Lemos Rodríguez

Fonte: A Mente é Maravilhosa

COMPARTILHAR
Portal Raízes
Raízes Jornalismo Cultural - Portal, Revista Impressa e Programa de Televisão




COMENTÁRIOS