Clube do Ipê Amarelo – Um projeto de leitura em homenagem ao escritor Rubem Alves

Ler é um ato solitário, mas o resultado da leitura, as provocações, inovações, o caos e o cosmos que ela ocasiona em nós, não. Aquilo que a leitura nos causa pode e deve ser compartilhado.

Foi pensando nisso que o Instituto Rubem Alves criou o “Clube do Ipê Amarelo”. O serviço oferece ao público livros e autores que fizeram parte da formação intelectual de Rubem Alves atrelando praticidade, agilidade e conforto para que os assinantes tenham uma vivência de leitura diferenciada. O objetivo do Clube Ipê Amarelo é oferecer por mês, um livro de autores e temas variados (tendo como referência o acervo pessoal de Rubem Alves), uma crônica de Rubem Alves e um item colecionável, tudo isso ligado a um sistema de doação coletiva de livros infantis.

Rubem Alves frases

O Clube segue as estações do ano, recomendando leituras e oferecendo itens colecionáveis para primavera, verão, outono e inverno. Ainda, o clube de assinaturas assume um papel de responsabilidade social: a cada 10 associados o Instituto Rubem Alves irá doar um livro infantil de Rubem Alves para instituições de ensino formal e não formal. A intenção é doar obras infantis Rubem Alves para fomentar bibliotecas em todo o território nacional, por meio de uma rede coletiva de leitores do bem.

Rubem Alves frases

As assinaturas podem ser feitas a partir do dia primeiro de setembro, pelo site. O assinante poderá escolher entre dois pacotes com duas opções de assinatura cada, optando entre os pacotes “simples” (Livro + crônica + surpresa colecionável), “família” (adiciona-se um livro infantil ao kit simples) e escolhendo assinatura mensal ou por estação. Os valores variam entre R$ 59,90 e R$ 86,90. Cada assinante receberá todos os meses o kit em sua casa, e terá acesso a um grupo interativo de troca de ideias em uma área específica no site.

clubeipe

“Rubem Alves semeou bibliofilias pelo nosso mundo! Agora, no Clube do Ipê Amarelo podemos fruir um pouco do melhor que ele amou, pois se estes livros foram por ele amados, não há razão mais bela para os colhermos e acolhermos do que essa amorosidade fértil nele enraizada!” diz Mario Sergio Cortella – Educador e filósofo contemporâneo brasileiro

Rubem Alves frases

O nome do Clube está diretamente ligado a Rubem Alves, por seu amor inexplicável pelos Ipês amarelos que ao contrário das demais árvores florescem no inverno. Foi escolhido o mês de Setembro para o lançamento deste projeto em homenagem ao escritor pelo seu aniversário (15/09/1933) e também para celebrar os quatro anos do Instituto Rubem Alves (15/09/2012).

“Escrever é meu jeito de ficar por aqui. Cada texto é uma semente. Depois que eu for, elas ficarão. Quem sabe se transformarão em árvores! Torço para que sejam ipês amarelos.” (Rubem Alves)

A ECONOMIA DE RECORRÊNCIA

A economia de recorrência é um modelo de negócio de pagamentos recorrentes, mais conhecido atualmente como clube de assinaturas. O pagamento recorrente que já existia desde a revolução industrial vem se aprimorando e se consolidando nos últimos anos por prezar pela comodidade, transparência e facilidade no serviço prestado. Exemplos de sucesso: Netflix, Sem Parar e Smartfit.

SOBRE O INSTITUTO RUBEM ALVES

Desde 2012 o Instituto Rubem Alves visa semear e eternizar o legado intelectual de Rubem Alves, tornando-se referência nacional em programas de capacitação do educador e também tornando-se um núcleo filosófico e intelectual de fomento da alegria e da sensibilidade.

Rubem Alves frases

Num ambiente acolhedor e cheio de história se encontra documentado todo seu acervo. Objetos e livros pessoais do autor que o acompanharam ao longo da sua vida contam um pouco sobre seus afetos e valores.Buscamos resgatar o legado de Rubem Alves com atividades provocativas, tocantes e encantadoras. Através delas procuramos despertar e fortalecer o humanismo essencial para uma sociedade saudável, tão esquecido nos dias de hoje.

SOBRE O AUTOR

Rubem Alves frases

Rubem Alves (1933 – 2014) foi um dos educadores mais célebres e respeitados no Brasil e no exterior. Pensador incansável e naturalmente instigado pela vida, sempre quis que os outros vissem a beleza do mundo através dos seus olhos. Por isso semeou ideias e o seu olhar através de livros e palestras. Desejou que os olhos das crianças, ainda encantadas pela vida, fossem a luz inspiradora para os adultos e educadores. Transitou em diversas áreas e consagrou-se como educador, teólogo, filósofo, psicanalista e autor de livros para crianças e adultos. Rompeu em todos os aspectos com as regras acadêmicas de escrita e dirigiu-se àquilo que lhe dizia o coração.

Deixou um legado de 146 obras escritas, e publicadas em 13 países. Deixa também 15 áudio livros gravados com a própria voz e 4 DVDs sobre educação. Mais informações no Instituto Rubem Alves.

COMPARTILHAR
Portal Raízes
Raízes Jornalismo Cultural - Portal, Revista Impressa e Programa de Televisão




COMENTÁRIOS