Conheça a história das loterias

O sonho de ficar rico rápido é algo comum a todos os povos que habitam o planeta. E a maneira encontrada para isso – as apostas e as loterias – começou a muito mais tempo do que se pode imaginar. Os primeiros registros apontam os hebreus, egípcios, hindus e chineses, além dos romanos, como os pioneiros em loterias rudimentares.

A partir de 1538, na França, os governos locais começaram a tomar frente na organização dos eventos, dando maior credibilidade e aproveitando para engordar os cofres públicos. No Brasil, as primeiras menções a algo que podemos chamar de loteria datam de 1784, na cidade Mineira de Vila Rica, atual Ouro Preto.

A cidade estava em evidência por causa da extração do ouro brasileiro – enviado em sua quase totalidade para os colonizadores portugueses – o que pode explicar o porquê de ser epicentro da tentativa inicial de estatizar o sorteio. Com o dinheiro arrecadado, construiu-se a Câmara dos Vereadores e a Cadeia Pública da localidade.

Loteria-nos-tempos-antigos

A posteriori, o Imperador do Brasil, Dom Pedro II, passou a ordenar eventos similares, dando preferência na organização para Santas Casas, orfanatos e hospitais, para tentar prevenir possíveis fraudes. Até hoje, em todo o país, as únicas loterias oficiais são organizadas pela Caixa Econômica Federal.

As poucas loterias regionais estão sob a tutela do órgão federal, até mesmo os antigos bolões foram “estatizados”, a fim de não haver pendengas judiciais nos casos em que apenas a pessoa que realizou a aposta resolver embolsar sozinha a bolada sorteada. O fechamento é uma maneira eficiente de jogar com vários números, são várias as possibilidades de apostar nos diversos jogos disponibilizados pela entidade financeira até hoje. produtos6233

 

No livro Sorte Grande, o jornalista Eduardo Bueno e seu irmão Fernando contam a história de como tudo começou e também os 50 anos das loterias oficiais da Caixa, completados em 2012. Nele, algumas curiosidades chamam a atenção como a criação dos Biscoitos da Sorte chineses ou dos números repetidos pela série Lost, que acabaram sorteados pela loteria oficial norte americana.

COMPARTILHAR
Portal Raízes
Raízes Jornalismo Cultural - Portal, Revista Impressa e Programa de Televisão




COMENTÁRIOS