Esta foto é sua? Por favor, entre em contato

10 coisas preciosas que só uma mãe forte consegue passar para sua filha

Enquanto adolescente eu lutava para entender totalmente a minha mãe. Mas somente quando eu cresci e tornei-me independente e responsável, é que eu pude entendê-la melhor. Tornei-me mais consciente de tudo que a minha mãe tinha feito para mim e para minha irmã. Daí eu passei a apreciá-la como pessoa angelical  e dedicada que lutou para aprendermos o sentido da vida. Hoje eu sei que tivemos uma mãe forte e que, sem se cansar, batalhou por nós e nos amou incondicionalmente. Uma mãe forte ensina as habilidades mais importantes da vida a seus filhos. Quando uma mãe forte percebe que seus filhos assimilaram os seus ensinamentos, ela sentirá que seus filhos também vão seguir sempre seguros e felizes.

 Hoje eu sei que aprendi as mais importantes lições de vida que a minha mãe ensinou. Aqui estão as 10 coisas que todos os povos criados por mães fortes aprenderam durante a infância.

1 – Você aprende o valor da independência.Você não precisa de um homem para salvar você ou alguém para cuidar de você. Aprende pelo exemplo que você é capaz de viver uma vida plena e feliz sem ter de buscar exemplos em outra pessoa. Você aprende que pode construir uma casa, criar filhos, cozinhar e fazer os pratos diferentes, todos ao mesmo tempo a ainda ter uma carreira próspera. Você também pode aprender a ser uma mulher forte.

2 – Você aprendeu o significado do amor incondicional.Você viu sua mãe sacrificar seu tempo, sua saúde e a sua juventude para cuidar de você e de seus irmãos. Mas ela nunca reclamou sobre o sacrifício que ela fez ou se vangloria sobre o benefício que ela fez a vocês. Ela sempre tinha um sorriso no rosto e estava feliz dando mais e mais de si mesma. Ela, de modo natural, ensinou a você como é o amor desinteressado e incondicional e você sabe que não será capaz de encontrar um amor assim em qualquer outro lugar.

3 – Você aprende a amar a si mesma.Você aprende a andar longe das coisas que não são boas para você. Aprende a continuar mesmo quando o mundo inteiro está contra você. Sobretudo, você aprende a acreditar em si mesma quando todos duvidam da sua capacidade. Você aprende que notas ruins, coração ferido e falhas não o definem; o que o define é como você se comporta quando vê um buraco ou pula para trás em todos os reveses. O que o define é a forma como você luta bravamente para ter a vida que você quer.

4 – Você aprende que você pode ser ao mesmo tempo forte e suave.Mães fortes são geralmente muito sensíveis e discretas: elas podem esconder quando está bem, mas você já viu sua mãe chorar silenciosamente sobre sua dor, ou ficar acordada à noite toda cuidando de você quando você estava doente. Ou as noites em que ela não conseguia dormir porque algo a estava incomodando. A forma como ela o abraça quando você está para baixo mostra incomparável compaixão e ternura. Quantas vezes, escondida em um canto, você a viu derramar lágrimas.

5 – Você aprende com mães fortes que não é fácil ser uma mulher.Você aprende com ela uma lição de humildade quando sua opinião não é ouvida. Noutras vezes você percebe que ela tem coragem para falar de modo mais duro. São lições valiosas para você saber que você pode se destacar na multidão e forçar a todos para ouvir sua voz e aceitar suas ideias e ponderações. Você aprende que o que não o mata o torna mais forte.

6 – Você aprende a nunca olhar para trás.Você aprende a deixar todo o “se” e o “pode ser” partir. Você aprende a não olhar para trás e se perguntar por que a vida virou de cabeça para baixo. Você apenas deve continuar olhando para frente e deixar o passado se redimir. Você aprende que tudo o que aconteceu o levou para lugar onde pertence a você, mesmo que não seja nada do que você sempre desejou.

7 – Você aprende a importância da paciência e da fé. Você aprende com ela que Deus olha para você e reconhece as suas lutas e que, no final, tudo vai dar certo. Tempestades vão passar e amanhã é um novo dia. Você aprende a ser paciente com a vida, paciente com tempo, paciente com o sucesso e paciente com os problemas. Aprende que paciência é força.

8 – Você aprende como criar sua própria felicidade.Você pode encontrar a felicidade em uma vida difícil. Que você ainda pode ser feliz, mesmo se você está carregando o peso do mundo em seus ombros. Minha mãe me ensinou que eu posso sempre encontrar algo para sorrir.  O que tenho a fazer é apenas olhar mais de perto para encontrar um bom motivo para isso.

9 – Você aprende que ela sabe mais sobre o amor do que você. Mesmo quando você pense que a sua geração sabe mais. Mesmo se você não gosta quando ela lhe dá conselhos sobre suas escolhas de amor. Você aprende que, se ela não aprova alguém, é melhor ouvi-la do que ignorá-la completamente. Ela sabe o que está dizendo, além disso, ela não quer ver você ficar com o coração partido. Por mais que você odeia admitir isso, ela sempre acerta.

10 – Você aprende como ser uma boa mãe. Você foi criada por uma mãe que lhe mostrou que ela sabe, realmente, cuidar de uma família. Que lhe mostrou que o trabalho duro compensa. Mostrou-lhe, pelo próprio exemplo, que você pode amar alguém incondicionalmente. Ela mostrou como ser protetora, amorosa, bondosa, compassiva, forte e resistente. Ela lhe mostrou como se lidera pelo exemplo. E embora você reconheça ou não essa realidade, você continua seguindo, consciente ou não, cada um de seus passos.

Texto de Rania Naim publicado originalmente em Thought Catalog – Tradução e adaptação: Portal Raízes – Os Direitos Autorais no Brasil são regulamentados pela Lei 9.610 . A violação destes direitos está prevista no artigo 184 do Código Penal. Este artigo pode ser publicado em outros sites, sem prévia autorização, desde que citando o autor e a fonte.

COMPARTILHAR
Doracino Naves
Jornalista, diretor e apresentador do Programa Raízes Jornalismo Cultural.




COMENTÁRIOS