A gratidão é um dos maiores segredos das pessoas felizes

Nós temos a capacidade de criar e manter bons pensamentos, porem é de fato laborioso manter este pensamento durante todo o dia. Então como resolver este conflito? Treinando, exercícios podem nos condicionar. Opa! Não vai reclamar que você vai ter trabalho agora não… Se você esta verdadeiramente buscando transformar a sua vida, você há de concordar que terá que adquirir novos hábitos, sim?

Eu gosto muito de citar este exemplo, que quando éramos crianças tínhamos que repetir exaustivamente a tabuada, correto? Logo o que hábito adquiri ficou impregnado em minha memória. Fazemos exercícios físicos para manter nossa forma, pois temos dificuldade para emagrecer, fazemos exercícios para tantas outras coisas e por que não fazer este exercício também, visto que ele servirá para nos manter em harmonia com uma das mais importantes leis do universo “a gratidão”?

Todas as manhãs, ao acordar, respire fundo e diga em voz alta a palavra mágica “OBRIGADO”! Lembre-se de alguma coisa boa que te aconteceu no dia de hoje ou ontem, qualquer coisa que te faça abrir um sorriso. Eu também parei nesse momento e agradeci, pedi obrigado por estar escrevendo este artigo que tenho absoluta certeza que a, pelo menos uma pessoa, ele fará feliz.  E se ele fizer o mesmo que fez por mim a alguma outra pessoa, pode ter certeza que, de alguma forma, essa energia irá voltar a mim e com certeza será motivo  para eu dizer novamente em voz alta “OBRIGADO”.

O nível de gratidão que você sente por todas as coisas que movem a sua vida determinará quanto ela vai melhorar!

Vejo muitas pessoas que procuram ajuda somente quando estão realmente em grandes dificuldades, ou seja, a pessoa procura um local de orações quando está passando por momentos difíceis, porém basta subir a maré e tchau, tchau!. Agora se temos um grande poder dentro de nós mesmo, qual o motivo de não deixar a tomada ligada (on), 24 horas por dia, todos os dias?

Lembrei-me do belíssimo texto do escritor e professor Lee Brower, que fala sobre um dos maiores poderes que o ser humano tem para seguir em frente e ser feliz: o poder da gratidão. 

Acho que todos têm momentos em que dizem: “As coisas não estão dando certo” ou “As coisas vão mal”. Certa vez, quando alguns problemas estavam acontecendo na minha família, achei uma pedrinha, e fiquei sentado com ela na mão. Eu peguei essa pedra, guardei-a no bolso e disse: “Sempre que eu segurar esta pedra vou pensar em algo pelo que sou grato”. Assim, toda manhã, quando levanto, pego a pedrinha no armário, guardo ela em meu bolso e penso nas coisas pelas quais sou grato. De noite, o que faço? Esvazio meu bolso e lá está ela novamente.

Eu tive algumas experiências impressionantes com essa ideia. Um sujeito da África do Sul me viu segurando a pedra e perguntou: “O que é isso?”. Eu expliquei, e ele passou a chamá-la de pedra da gratidão. Duas semanas depois, eu recebi um e-mail dele, da África do Sul, dizendo:“Meu filho está morrendo de uma doença rara. É um tipo de hepatite. Você poderia me mandar três pedras da gratidão?” Eram apenas pedras comuns que tinha achado na rua, então disse:“Claro”. Eu tinha de garantir que as pedras fossem muito especiais, então fui ao rio, peguei as pedras certas e as mandei para ele.

Quatro ou cinco meses depois recebi um e-mail dele, dizendo: “Meu filho está melhor, está indo muito bem”. E acrescentou: “Mas você precisa saber de uma coisa. Nós vendemos mais de mil pedras por dez dólares cada como pedras da gratidão, e levantamos todo esse dinheiro para a caridade. Muito obrigado”.

É muito importante ter uma atitude de gratidão, pois A Gratidão é um dos Maiores Segredos das Pessoas Felizes.

Eu utilizo esse poder em minha vida. E o que acho mais impressionante nisso tudo é que, quanto mais gratos nós somos pelo que temos mais a nossa vida se enche de alegria e de prosperidade. Em tudo, na família, no trabalho, nas finanças, nos negócios, nos relacionamentos, na saúde do corpo, etc. A gratidão tem o poder de mexer com tudo isso.

Faça esse exercício: acorde de manhã e diga: “Obrigado por estar vivo e ter a oportunidade de viver um grande dia de muitas vitórias e conquistas!”. Saia de casa para o trabalho e dê um beijo e um abraço nos seus pais, ou esposo, esposa, filhos, avô, avó dizendo para si: “Obrigado por ter em minha vida essas pessoas maravilhosas que me amam de verdade, do jeito que sou”. Chegue ao trabalho desejando bom dia a todos, mesmo que não lhe respondam e diga para si: “Obrigado por estar trabalhando e poder ser útil para as pessoas. Obrigado por ter saúde e disposição para trabalhar”. Quando receber o seu salário agradeça dizendo: “Obrigado por esse salário, que eu faça bom proveito desse dinheiro conquistado pelo fruto do meu trabalho. Que essa benção se multiplique para mim e para meus irmãos”. Quando for dormir, agradeça a Deus por ter vivido um grande dia de trabalho e feito bem o seu dever e diga:“Obrigado por ter a oportunidade de descansar confortavelmente nessa cama macia e acolchoada, com um quarto arejado e uma bela casa onde me sinto protegido”. E dessa forma seguir a vida, sempre agradecendo por tudo que já conquistou.

Outra coisa que faz a vida se tornar muito mais bonita é agradecer pela felicidade dos outros. A pessoa que mais sai ganhando é você mesmo. Porque agradecendo pela felicidade dos outros, você vai estar pouco a pouco tirando do seu coração um sentimento muito deletério, a INVEJA. Quando você vir alguém muito bem sucedido na vida agradeça e diga: “Essa pessoa fez por merecer tudo que tem. É um grande exemplo de pessoa. Eu vou fazer o mesmo. Vou procurar crescer mais e mais na vida, para também ser tão bem sucedido quanto ela”. Percebe como é a lógica de uma pessoa que usa o discurso da gratidão? As pessoas que usam esse discurso verdadeiramente só têm um destino, o sucesso e a felicidade. Sei que é isso que você quer. Então aprenda a utilizar esse grande poder chamada gratidão. Logo a sua vida será outra e você vai ficar impressionado com a reviravolta positiva que a sua vida irá tomar.

“A gratidão não é apenas a maior das virtudes, mas a mãe de todas as outras”, dizia o filósofo Cícero. Estudos mostram que cultivar o sentimento de gratidão pode aumentar os níveis de bem-estar e felicidade. Pensar na vida de maneira grata aumenta os níveis de energia, otimismo e simpatia.

Buscando ainda mais informações para comprovar como A Gratidão é um dos Maiores Segredos das Pessoas Felizes – saiba que pesquisadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, chegaram à conclusão de que ser grato pelas pequenas coisas da vida pode causar grandes mudanças cerebrais.

Para a experiência, foram chamados 43 voluntários que passavam por terapia para tratardepressão e problemas relacionados a ansiedade. Todos foram recrutados para uma terapia em grupo semanal, porém apenas vinte e dois deles foram chamados para a “sessão de gratidão“, por assim dizer: nos três primeiros encontros, os participantes passaram vinte minutos escrevendo cartas em que revelavam gratidão pelo destinatário (e poderiam escolher se enviariam ou não a carta). O outro grupo não participou desse exercício.

Após três meses desses encontros, todos passaram por um escaneamento cerebral, que ocorria simultaneamente a outro exercício: eram exibidas fotos de pessoas que, em tese, teriam feito grandes doações de dinheiro à pesquisa. Os participantes precisavam agradecer a eles pelo investimento, enquanto seus cérebros eram examinados. Todo mundo sabia que era apenas um exercício, mas foi dito a cada um deles que as doações realmente seriam feitas em algum momento.

O teste foi claro: quem escreveu as cartas, três meses antes, demonstrou mais atividade cerebral nas áreas relacionadas ao sentimento de gratidão. Vale ressaltar que essas áreas responderam de forma ímpar: ações como se colocar no lugar do outro ou demonstrar empatia não reverberam da mesma forma no cérebro. É um sentimento único. E o mais empolgante é que o efeito de “exercitar a gratidão” é realmente duradouro: sejam duas semanas ou três meses depois da experiência, é como se a massa cinzenta se “lembrasse” do comportamento carinhoso e passasse a agir mais dessa forma. A pesquisa compara esse treinamento a como exercitar um músculo: quanto mais você pratica a gratidão, mais propenso estará a senti-la espontaneamente no futuro. Isso ajuda a diminuir a depressão e passar mais tempo com aquele calorzinho bom de se sentir feliz com a ajuda de alguém.

Essas investigações sobre os efeitos de se sentir grato ainda são bastante primordiais – e os próprios pesquisadores admitem isso. Há muito a aprender em termos de efeitos desse sentimento no cérebro e se realmente podemos relaciona-los a efeitos de longo prazo na forma como pensamos e agimos no cotidiano. Mas enquanto isso, talvez seja mesmo bom espalhar#gratidão por aí e não apenas em uma hashtag.

Todas as manhãs, antes de sair da cama, pense em tudo aquilo na sua vida pelo qual você é grato, abra um belo sorriso é diga para si mesmo, “estou feliz por mais um lindo e belo dia, cheio de desafios maravilhosos”.

Bom, se A Gratidão é um dos Maiores Segredos das Pessoas Felizes, Se a Gratidão tem o poder de transformar as nossas vidas, Se causas iguais sempre produzem efeitos iguais, Se a quem tem, mais será dado e terá em abundância, Se toda ação provoca uma reação igual e de sentido contrário. Faça isso no mínimo por 21 dias e depois volte aqui e deixe seu comentário.   Obrigado, Obrigado e Obrigado!!! (Fonte)

COMPARTILHAR
Portal Raízes
Raízes Jornalismo Cultural - Portal, Revista Impressa e Programa de Televisão




COMENTÁRIOS