“A democracia não garante o paraíso na Terra, mas impede que o inferno se instaure”

“Quando eu vi um jovem pedindo a volta da ditadura, eu me senti errado. Fracassado. Porque eu não consegui transmitir a ideia do horror da ditadura. Então eu quero redobrar os esforços para dizer as pessoas que a democracia não é um sistema onde todo mundo é ético, mas é um sistema onde os não-éticos podem ser punidos. A democracia não é um sistema onde todo mundo é bom, mas é o sistema onde alguns ruins podem ser punidos. A democracia não é o sistema que garante o paraíso na Terra, mas o sistema que impede que o inferno se instaure. A democracia não é um sistema perfeito – usando a frase do conservador Winston Churchill – ‘A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas’.

Não há denúncias de corrupção na Coreia do Norte, não havia denúncia de corrupção na Itália facista, não há denúncia de corrupção no período militar – quando eu faço uma denúncia de corrupção no período militar – como a Elis cantou ‘O bêbado equilibrista’ – tenho que fazer uma metáfora da metáfora, da metáfora: caía a tarde feito um viaduto – era pra falar de uma obra superfaturada feita com material inferior que desabou. Tinha que fazer uma metáfora da metáfora para denunciar. Ou alguém supõe que as mesma empreiteiras que agora estão nos bancos dos réus quando fizeram a usina de Itaipu eram de uma improbidade absoluta? Que essas empreiteiras eram regidas por anjos e agora por demônios?

A diferença entre as empreiteiras da década de 1960/70, Itaipu, projeto de Angra dos Reis, Transamazônica, Ponte Rio Niterói, Metrô… a diferença dessas empreiteiras é que não havia nessa época a autonomia de um Tribunal de Contas, não havia uma Polícia Federal que batalhasse por isso, não havia juízes autônomos, não havia opinião pública e aí os generais e os seus comandantes passavam por honestos. Honestidade neste caso era ausência de denúncia. A democracia é o sistema que possibilita que eu traga a julgamento essas pessoas. A democracia é o sistema que possibilita que eu cresça, debata… Por isso a democracia não é apenas o melhor sistema, mas é o único que possibilita que alguma ética, alguma justiça, alguma igualdade social possa existir mesmo com suas falhas estruturais.

E é exatamente em busca dessa democracia que elege essas pessoas que eu quero ouví-los debater, redarguir em função disso e saber da nossa posição e do nosso compromisso para aprofundar essa questão”. Leandro Karnal

COMPARTILHAR
Portal Raízes
Raízes Jornalismo Cultural - Portal, Revista Impressa e Programa de Televisão




COMENTÁRIOS