Releitura Rene Magritte

Mentiras! Isso tem que acabar! – Um curta elucidativo acerca de mentiras políticas sociais

Jacque Fresco, engenheiro social e escritor, trabalha vários temas, com enfoques diferenciados, a começar na área da biomédica até aos sistemas sociais integrados. Por último, durante seus anos ativos, dedica-se à construção de protótipos com experimentos de novos materiais.

No vídeo abaixo, que é uma animação de dois minutos, Fresco diz que: “Quando eu era jovem e vivia em Nova Iorque, recusei-me a jurar lealdade à bandeira. Claro que fui enviado ao gabinete do diretor que me perguntou: ‘Porque não queres fazer o juramento à bandeira? Toda a gente o faz!’ Eu respondi: ‘Antigamente, toda a gente acreditava que a Terra era plana, mas isso não fazia com que ela o fosse”.

Hoje muita gente viaja “Neste mundo de mentira, a verdade vem sempre Ao de cima”. Vamos assistir?

Jacque Fresco habita um dos protótipos no centro de pesquisas do projeto Vénus.Quando era criança uma configuração de engrenagem provocou Jacque Fresco de forma definitiva e se transformou na base de suas inúmeras maquetes de cidades, meios de transporte, meios de construção, veículos espaciais e modelos sociais.

“Eu tenho visto a forma como os poderes monetários controlam a estrutura política de sociedades supostamente livres”. Jacque Fresco

No filme “Zeitgeist”, muito comentado no começo do fenômeno da Internet, mostrou-se numa estrutura diferente e, por vezes, apelativa. A narração foi feita em três partes, ao contrário dos documentários tradicionais que são feitos em narrativa coesa. E cada uma dessas partes desconstrói uma crença fundamental da sociedade hodierna.

“Tenho visto os valores sociais da sociedade serem reduzidos a uma artificialidade baseada no materialismo e no consumo irracional”. Jacque Fresco

 

COMPARTILHAR
Portal Raízes
Raízes Jornalismo Cultural - Portal, Revista Impressa e Programa de Televisão




COMENTÁRIOS