Não tenha pressa: as boas coisas quando desejadas com firmeza e fé sempre vêm

Vivemos a vida com muita pressa, sem parar para curtir cada instante. Para saboreá-la completamente.  As responsabilidades do dia adia, o trabalho, as crianças, tudo nos faz acostumar com a pressa do mundo moderno. Isso também acontece  quando desejamos alguma coisa como encontrar o parceiro ideal, realizar o trabalho dos nossos sonhos, viajar ou viver em outro lugar.

Nossos desejos são intensos, mas o mesmo tempo nos enche de uma  de ansiedade. Essa ansiedade nos diz que para conseguir tudo isso vai levar tempo. A nossa vida não vai mudar do dia para a noite, pois a mudança que queremos será um processo.

“Tanta pressa temos por fazer, escrever e ouvir nossa voz no silêncio da eternidade que nos esquecemos do único e mais importante: viver”. Alexandre Dumas

Não desista, não tenha medo

Às vezes temos pressa porque as coisas acontecem rapidamente que nos levam a ter medo de que não ocorram. Isto é normal. Mas não devemos ter medo, pois isto  nos paralisará no meio do caminho. Muitas vezes o final da estrada está próximo.

É fundamental enfrentar os medos. Não é bom permitir que o bloqueio mental  impeça a realização de nossas metas e dos nossos sonhos. Se quisermos algo devemos enfrentar o medo e prosseguir na jornada. Com a certeza de que o bem chegará no seu tempo.

Uma coisa muito importante é que, se não vermos mudanças rápidas, devemos esperar em paz e jamais pensar em desistir. Desistir  é o pior que podemos fazer, porque significa que ‘jogou a tolha’.

Estimule a confiança em si mesmo. Tenha segurança em sua capacidade e não tema de que as coisas não aconteçam como deseja.

É normal que pense assim, pois não sabemos o que acontecerá amanhã. Por isso é importante que prossiga passo a passo e sem pressa, alcançando as metas menores até conseguir as grandes metas da sua vida.

O seu medo termina quando sua mente se dá conta de que é ela, apenas ela, quem cria esse medo.

É benéfico e saudável aceitar suas emoções, suas resignações, seus medos. Todos os humanos os têm. Aceitá-las, sim, mas contra atacá-las com firme decisão. Não tenha pressa em conseguir as coisas porque tudo acontece no tempo certo. O mais importante é fazer agora o que tem de ser feito e construir a solução pouco a pouco.

“Devagar, que tenho pressa”. (Frase atribuída a Napoleão Bonarparte)

Tudo vem e tudo vai

Do mesmo modo que temos pressa em esperar que as coisas aconteçam, também esperamos que as coisas mudem rápido . Por exemplo, se passa por uma situação negativa, a expectativa é de que tudo vai se resolver de um dia para outro.

Pode não ser assim. Em verdade, tudo vem e tudo vai, simplesmente terá que dar tempo ao tempo para resolver as pendências da vida. Enquanto isso desfrute-a sem medo.

“O tempo não volta, portanto, plante seu jardim e e deita a sua alma em vez de esperar que alguém lhe traga flores”. William Shakspeare

Durante o tempo entre as coisas que passam e as que não passam, deve aproveitá-lo e não desperdiçá-lo com a ansiedade. Desesperar não é positivo, pois basta que não aconteça o que espera para se afogar na maré de estresse e ansiedade.

Seja como for, enquanto  espera que aconteça algo e este vem mais devagar do que espera, aproveite esse tempo ‘morto’ para conhecer mais a si mesmo. Conhecer a si mesmo é a chave que vai lhe impulsionar a enfrentar a situação com mais maturidade e força. Porque não sabe o que acontecerá, deve imaginar que tudo é possível de acontecer.

Nunca se desespere porque o tempo corre devagar. Pense que cedo ou tarde o bem acontecerá, tudo se resolverá, tudo pode mudar. As águas voltam ao seu canal depois da maré cheia e a paz também voltará ao seu interior. Não se apresse. Isso que tanto espera que aconteça, acontecerá. 

Dê tempo ao tempo porque as boas coisas quando desejadas com firmeza e fé sempre vêm.

COMPARTILHAR
Portal Raízes
Raízes Jornalismo Cultural - Portal, Revista Impressa e Programa de Televisão




COMENTÁRIOS