Perdão liberado é pétala de rosa, perdão retido é tumor

Se existe algo que me conforta mais do que qualquer outra coisa é ter a certeza de que sou capaz de perdoar. Eu tentei e consegui perdoar. De fato, agora eu sei que perdoando me salvei, porque essa era a única maneira de me reencontrar.

Perdoar a quem me magoou significou uma mudança de vida; deixei de pensar em você com rancor para pensar em mim com amor.

“Não existe nada melhor do que reencontrar-se consigo mesmo e perdoar a outra pessoa, quer ela tenha razão ou não. Quando as pessoas magoam alguém, normalmente é porque não sabiam agir de outra forma, por medo ou por qualquer outro motivo. Então, perdoar é uma coisa maravilhosa”. Marwan 

Salve a si mesmo

Aceitar que alguém nos machucou por dentro e tentar mudar implica um choque emocional muito grande. Nesse momento nos sentimos sozinhos e parece que só nos restam duas opções pela frente.

Por um lado, a maneira mais fácil parece ser deixar o tempo curar as feridas e acreditar que ele pode perdoar por nós. Por outro lado, temos o desafio de enfrentar a dor e perdoar.Com o passar dos anos me dei conta de que o segundo caminho é o mais correto.Quando perdoamos deixamos de pensar na ferida com ódio e rancor, para pensar somente na cicatriz.

“Perdoar não é esquecer, não é justificar, não é minimizar e nem reconciliar-se. Perdoar é um processo pessoal sem esperar nada do outro. Perdoamos para não ficarmos presos ao passado; perdoar é seguir em frente e não deixar que o mal do passado afete o seu presente”. Anônimo

 

O perdão é um convite ao amor próprio e a nossa salvação. Salvar-se da dor e superar os maus momentos para crescer, aprender a ser uma pessoa melhor e valorizar o que temos.

Perdoar me torna uma pessoa melhor

Por que perdoar nos faz crescer? Perdoar é o ato mais corajoso que conheço. Nada nos faz tão grandes como saber perdoar as maiores decepções e entender que perdoar é tão necessário quanto ser perdoado.

Pedir perdão é tão difícil quanto perdoar. É preciso deixar a dor de lado, ter coragem para reconhecer os erros e “fazer as pazes” com o outro.

Eu gosto das pessoas que entendem que é preciso pagar um preço pelo nosso bem-estar e muitas vezes isso implica perdoar, esquecer e “deixar ir a dor”.

Acredito que o meu comportamento nem sempre passe pelo filtro do certo e do errado, e isso me permite errar.

Porque o perdão é necessário?

 

A sinceridade é benéfica em todos os relacionamentos, principalmente quando se trata de nós mesmos. Seja honesto e perdoe sinceramente; o perdão traz muitos benefícios.

– Muitas pessoas não acreditam nisso, mas não perdoar prejudica a nós mesmos.

Perdoar melhora a saúde, reduz o estresse e previne doenças cardíacas.

O perdão liberta e cura: as pessoas mudam, o tempo passa e ninguém é perfeito. Quando entendemos isso, saímos das situações que nos mantêm presos. Perdoar significa entender que todos nós podemos errar.

“Perdoar não é esquecer, mas recordar sem sofrer”. Anônimo

FONTEA Mente é Maravilhosa
COMPARTILHAR
Portal Raízes
Raízes Jornalismo Cultural - Portal, Revista Impressa e Programa de Televisão




COMENTÁRIOS