Duas mulheres rindo com niveis de serotonina elevados
Aumente a serotonina - Essa foto é sua? por favor entre em contato

8 maneiras de aumentar a serotonina naturalmente

Portal Raízes

Desânimo, mau humor, irritabilidade, insônia. São fatores que afetam a nossa rotina, as pessoas ao nosso redor e podem até desencadear doenças como a depressão. Tudo isso pode ser um sinal de que o organismo tem carência de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e prazer. Embora seja produzida em nosso cérebro, quase a totalidade da serotonina é enviada para o resto do corpo, como sistema digestivo e plaquetas. Quando sua produção está baixa, diversas funções psicológicas e corporais podem ser afetadas e o bom humor pode desaparecer.

8 maneiras de garantir o bom humor naturalmente 

A melhor forma de garantir o bom humor é aumentar a produção desse neurotransmissor tão importante. Contribuir para isso é muito mais fácil e natural do que parece. Saiba como.

1. Faça meditação

Estudos mostram que pessoas que meditam produzem mais serotonina e, em contrapartida, o organismo inibe a produção de cortisol, que é o hormônio do estresse. Por isso, esse hábito também é um importante antidepressivo e aliado de quem sofre de ansiedade e estresse. Também funciona para crianças, leia “E se ao invés de punir as crianças lhes ensinássemos meditar?”.

2. Consuma carboidratos

Já percebeu que pessoas com humor alterado costumam consumir mais doces? Isso acontece porque os níveis de serotonina estão baixos. Por essa razão, é importante ingerir carboidratos, que são fontes de triptofano, um aminoácido importante para o humor. No cérebro, esse componente ajuda na produção de serotonina.

3. Pratique exercícios

É consenso geral que a prática de atividades físicas aumenta a disposição e atua como um antidepressivo natural. Essa é uma das formas mais saudáveis para aumentar a produção de serotonina, além de proteger o nosso sistema cardiovascular, entre tantos outros benefícios.

4. Tenha momentos de lazer

Em um mundo que traz cada vez mais compromissos e situações estressantes, é essencial dedicar um tempo para fazer atividades que dão prazer. Separe tempo para a família, viaje, leia, passeie e faça tudo o que contribua para uma boa qualidade de vida. Tente sempre manter o pensamento positivo. Afinal, nada mais verdadeiro do que a famosa frase “mente sã, corpo são”.

5. Tome sol

A vitamina D é um importante nutriente para a produção de serotonina e é sintetizada no organismo com a ajuda da luz solar. Há, inclusive, pessoas que sofrem de um tipo de depressão sazonal, que as acomete nos meses mais frios. Mas tenha moderação ao se expor ao sol: faça isso sempre antes das 10h e depois das 16h.

6. Consuma vitamina B

As vitaminas do complexo B, especialmente a B6 e a B12, são aliadas na produção de serotonina. São nutrientes especialmente importantes para pessoas idosas e, muitas vezes, uma suplementação é indicada.

7. Ouça música

É outra atividade que inibe a produção de cortisol. Vale dançar ao som daquela música que traz alegria e boas energias. Se a ideia é acalmar o corpo e a mente, canções mais lentas ajudam a relaxar e agem como um calmante, inclusive para quem sofre de insônia.

8. Invista em magnésio

Outro nutriente importante para equilibrar a produção de serotonina e que ainda ajuda a regular a função nervosa. Alguns alimentos fontes desse mineral são folhas verdes escuras, peixes, banana e feijão.

Fonte: Jasmine

 

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Portal Raízes
Portal Raízes Jornalismo Cultural

COMENTÁRIOS