Foto: Thinkstock

Sua foto de perfil no Facebook diz muito sobre você: confira este estudo

O que será que a sua foto no perfil do Facebook diz sobre você?

Uma das funções psicológicas das fotos é preservar a memória autobiográfica. São recordações perenes do que somos e o que fazemos naquele instante.
Diante de uma câmera nos sentimos tão observados que, de uma forma ou de outra, fazemos uma pose. De maneira consciente ou não tentamos projetar uma imagem mais positiva de nós mesmos. Claro, ninguém deseja sair mal em uma fotografia! Por isso, atrás de uma foto se oculta um mundo a ser descoberto.

Nas redes sociais, como o Facebook, as fotos são uma narrativa de nossa vida através das quais podem conhecer nossa personalidade, literal e metaforicamente falando. Não obstante, uma das imagens mais importantes é a foto do perfil. Por que escolhemos essa e não aquela outra? O que esta foto fala sobre nós?

Que tipo de foto tem em seu perfil do Facebook? É uma imagem de seu rosto com pouco espaço visível no fundo? Ou é uma foto onde você aparece muito menor e o contexto ressalta na fotografia? A seleção de uma ou outra foto dependerá da sua cultura de origem, segundo um curioso estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Illinois e da Universidade Nacional de Taiwan.

Estes pesquisadores analisaram centenas de perfis do Facebook. A metade correspondia a norte-americanos e a outra metade a pessoas de Taiwan. Curiosamente, os taiwaneses tendiam a optar por imagens onde se apreciava melhor o contexto enquanto os norte-americanos preferiam fotos onde se vissem melhor os seus rostos com poucos detalhes do contexto.

Não foi somente um estudo para que chegassem a estas conclusões. Uma investigação anterior realizada em Coneye Tracking demonstrou que quando os ocidentais veem um retrato têm a tendência em fixar detidamente no rosto, enquanto que os orientais passam mais tempo percebendo os detalhes do contexto. Isto demonstra que a cultura afeta profundamente nosso comportamento e decisões, ainda que não sempre sejamos conscientes de sua influência.

As 10 fotos mais comuns nos perfis: O que elas dizem a vocês?

1. Perfeitamente focada

Google imagens
Google imagens

Revela que é uma pessoa madura que confia em suas capacidades. Sem dúvida também pode indicar que se adapta às normas e não com a frequência de sua zona de conforto.

2. Imagem à distância

Google imagens
Google imagens

Mostra que não deseja revelar sua própria personalidade, que é tímido e reservado. É provável que esconda um defeito físico ou que há algo em você que não gosta e não quer que os outros notem.

3. Foto da sua infância

Karina Bacchi criança (Foto: Instagram / Reprodução)
Karina Bacchi criança (Foto: Instagram / Reprodução)

É provável que pense que no passado foi melhor e que sinta uma grande nostalgia do que passou. Quem sabe ainda continua escutando a mesma música de décadas atrás e continua usando a mesma roupa. Definitivamente não está disposto às mudanças.

4. Foto do(a) filho(a)

Google imagens
Google imagens

Provavelmente pensa que ter um(a) filho(a) foi a coisa mais importante que fez na vida. Sem dúvida, ser pai ou mãe é algo que enobrece, pois recorda muito mais do que isso: que é uma pessoa plena que também faz muitas coisas diferentes.

5. Foto do casal

Paola Oliveira e Eddie Vedder (Reprodução)
Paola Oliveira e Eddie Vedder (Reprodução)

Indica que a outra pessoa é muito importante para você. O difícil é fazer isto se o objetivo for manter a relação, porque não imagina a vida sem o outro. Não obstante, deve ter cuidado para não cair na dependência emocional, pois o excesso de demonstração pública de afeto pode desencadear exatamente isso.

6. Foto do casamento

Google imagens
Google imagens

Quem sabe quer mostrar que é uma pessoa madura o suficiente para assumir suas responsabilidades em qualquer circunstância e que uma aliança matrimonial é a coisa que você tem mais levado a sério. Responda a você: É assim realmente?

7. Foto de um personagem de ficção

Aparecera-Darth-Vader-en-Star-Wars-Rogue-One_reference

Este tipo de foto não indica apenas que você é fã de tal personagem, mas pode indicar que não desejas revelar sua própria identidade, (no caso de fakes, por exemplo). Contudo se não for um fake e a foto não está ali em homenagem ao seu personagem favorito, provavelmente você é dessas pessoas que se deixa levar facilmente pela opinião dos outros. Não tem disposição mental para fazer valer seus critérios e opiniões.

8. Caricatura

caricatura-simples-03

É uma escolha muito interessante que pode ter duas interpretações: pode ser uma intenção de manter a distância com o resto do mundo ou pode indicar uma pessoa que não se é para ser levada suficientemente a sério, pois prefere dialogar de modo jocoso e nada autêntico.

9. Foto artística

abrapinheiros.wordpress.com
abrapinheiros.wordpress.com

Normalmente são fotos em preto e branco com o objetivo de dizer ao mundo que é um pintor, escritor, poeta. Sem dúvida, se não é um artista ou escritor, estas fotos poderiam indicar que desejas passar por uma pessoa com pensamento universal, livre e solta das amarras do mundo material.

10 . Foto de uma festa com os amigos

www.mobypicture.com
www.mobypicture.com

Quase sempre indica que é uma pessoa sugestionável que se deixa levar facilmente pela vontade do grupo e que deseja levar uma imagem extrovertida e aberta, ainda que não seja assim.

Considerações importantes

Ficou claro que as análises das fotos anteriores são generalizações, para se formar uma ideia mais exata da personalidade de alguém necessitamos esquadrinhar um pouco mais nas fotos de seu perfil e em seus comentários. Porém, não cabem dúvidas de que esta rede social diz muito sobre você.
Assim confirmaram os psicólogos da Universidade do Texas quando pediram a alguns estudantes que avaliassem o perfil de cinco pessoas novas que acabavam de conhecer pelo Facebook. Sua tarefa era colher a maior quantidade de dados possíveis sobre a personalidade desses novos amigos.
Posteriormente, os pesquisadores fizeram contatos com as pessoas em questão e as submeteram a um teste de personalidade. Certamente que o perfil do Facebook foi de grande ajuda. Quem teve a tarefa de descobrir a personalidade dessas pessoas ao conhecê-las, não se enganaram sobre as características delas. Todas relacionadas com a introversão ou extroversão dos pesquisados, a estabilidade emocional e a abertura a novas experiências.

Por isso, antes de escolher uma imagem, pense que esta foto irá dizer muito sobre você. A dica final: certifique-se de que está enviando a mensagem correta sobre você.
Fontes:
Huang, C., and Park, D. (2012). Cultural influences on Facebook photographs. International Journal of Psychology; 1-10.
Mendelson, A.
L.
& Papacharissi, Z. (2010) Look
at
us:

Collective
Narcissism
in
College
Student
Facebook
Photo
Galleries. The
Networked
Self:
Identity,
Community
and
Culture
on
Social
Network Sites. Routledge: Zizi
Papacharissi.
Gosling, S. D.; Gaddis, S. & Vazire, S. (2007) Personality Impressions Based on Facebook Profiles

TEXTO DETradução Livre
FONTEVia
COMPARTILHAR
Portal Raízes
Raízes Jornalismo Cultural - Portal, Revista Impressa e Programa de Televisão




COMENTÁRIOS