Esta foto é sua? Favor entrar em contato.

Uma simples e prática terapia japonesa que ensina os estressados a relaxarem. Confira

O estresse se tornou um problema para milhares de pessoas ao redor do mundo que sofrem deste distúrbio como resultado de excessivas tarefas no trabalho, preocupação em casa, problemas pessoais, doenças e problemas existenciais. A maioria das pessoas estressadas falha ao tentar fazer bem suas atividades diárias e isso, muitas vezes, leva a outros problemas de saúde, tanto físico quanto emocional.

Existem muitas maneiras de combater o estresse e evitar que ele se torne um problema para a sua vida. Ele é um risco da vida moderna, mas você precisa aprender a controlá-lo. Se deixar que o estresse aja livremente, ele pode se tornar uma doença crônica.  

Para que o estresse não vença a batalha no seu dia a dia, vamos compartilhar com você  uma terapia japonesa simples que restaura o equilíbrio energético do corpo e alivia as doenças físicas e emocionais.

O que é esta terapia japonesa?

Para realizar esta terapia japonesa  estudada para combater o estresse e relaxar, é necessário aprender que cada um dos dedos revela um sentimento ou uma atitude. Segura cada um dos dedos com a mão contrária. Pressione o dedo e trabalhe a emoção que deseja eliminar.

Antes de passar para o próximo dedo você deve sentir a emoção que está trabalhando.  É comum sentir palpitações cada vez mais rítmicas. Para fazer isso, considere as emoções que representam cada um dos seus dedos:

  • Polegar:Ajuda a combater as emoções tais como: a preocupação  e o nervosismo.
  • Indicador:Ajuda a combater o medo.
  • Médio ou Maior:Ajuda a controlar a raiva, a ira e a indignação.
  • Anelar:Refere-se aos sentimentos  de tristeza e depressão. Ajuda na tomada de decisões.
  • Mindinho:Acalmar a ansiedade, aumenta o positivismo e afastam as reclamações.

Esta técnica utiliza vários conceitos da medicina oriental tradicional, mas vamos  integrá-los em outro método simples que qualquer pessoa possa executar em casa. Esta prática japonesa é realmente extraordinária, porque faz com que a pessoa use os dedos das mãos para equilibrar sua condição física, mental e até espiritual.

Graças a isso, a prática japonesa é uma forma de autoconsciência, relaxamento e harmonização do corpo e da mente.

Outras soluções naturais para aliviar o estresse

 Em reforço a esta terapia japonesa para aliviar o estresse, relacionamos alternativas naturais que podem ser muito úteis para lidar com as emoções negativas. 

  • Respiração:Diversos estudos científicos têm demonstrado que a respiração profunda diminui o nível de cortisol, o hormônio e leva à liberação da tensão e da ansiedade.
  • Aromaterapia. É outra excelente opção para relaxar e eliminar as emoções negativas e o estresse.  Aromas recomendados:

Lavanda – A lavanda é uma das poucas flores que basta a gente fechar os olhos para seu perfume vir à mente. Pudera, ela contém um dos óleos essenciais mais usados no mundo, base para uma infinidade de cremes, shampoos, amaciantes e outros produtos de beleza e limpeza. Os romanos usavam a lavanda para lavar roupa, tomar banho e aromatizar ambientes e foram os primeiros a se beneficiar das propriedades calmantes da flor, empregada até hoje para controlar insônia, estresse e ansiedade, além de manter as traças afastadas das roupas guardadas. (Fonte: Minhas Plantas)

 Manjericão – Ele transmuta a nossa energia agressiva, transformando-a em vontade e força para brigar por coisas mais importantes como metas e ideais. Ajuda a brigar pela vida e pelas coisas que nós queremos. É ótimo para os desorganizados e indisciplinados.(Fonte:  Answers)
Verbena – A verbena exala um perfume revigorante, apreciada por seu poder calmante e relaxante. (Fonte: Loccitana)

Limão – O limão é conhecido por seus benefícios à saúde. Porém seus poderes vão muito mais além. Seu cheiro único é associado à limpeza e ao frescor do ambiente.  Ele também tem a capacidade de melhorar o humor. Na Medicina Natural é utilizado para auxiliar no tratamento de ansiedade e depressão. (Fonte: Cura pela Natureza)

 Laranja – O cheiro da laranja é um calmante suave da alegria, desperta o otimismo e estimula o processo criativo. Abre o coração e traz vitalidade. Combate depressão, desesperança, medo, obsessão e tristeza. (Fonte: Nova Era.org)

 Camomila – Tem propriedades altamente benéficas para combater o estresse e ansiedade. O cheiro alivia a depressão e encoraja o relaxamento. Os monges medievais plantavam canteiros de camomila, e se deitavam neles quando tristes ou deprimidos. (Fonte: Como Tudo Funciona)

  • Beber chá. Beber chá é uma ótima maneira de aproveitar os benefícios de plantas para combater o estresse, depressão e ansiedade. Infusões de lavanda, erva-cidreira, capim-cidreira, tília, valeriana, camomila ou maracujá são muito bons no tratamento de estresse, depressão, raiva, ansiedade, insônia e emoções negativas.
  • Rir:Uma das melhores maneiras de combater o estresse e vencer a batalha é simplesmente rir. Rir muito. O riso diminui os hormônios que causam estresse e ansiedade. Na verdade, o riso tem um efeito analgésico leve, semelhante à aspirina, ideal para aliviar a dor e reduzir o estresse associado com o medo.
  • Ginástica ocular:O estresse afeta a visão e pode causar tensão e aquela dor de cabeça chata do seu dia a dia. Para evitar o cansaço visual  é importante exercitar e relaxar sua visão. Neste caso, você vai olhar longe do computador e concentrar o olhar por 30 segundos sobre o mesmo objeto, como uma pintura, uma árvore ou uma planta. Se você desviar os olhos deste ponto, reoriente a vista lentamente. Em seguida, pisca algumas vezes. Repita este exercício várias vezes ao dia.

Texto publicado originalmente em Mejor con salud – Tradução e adaptação livre: Portal Raízes

COMPARTILHAR
Portal Raízes
Raízes Jornalismo Cultural - Portal, Revista Impressa e Programa de Televisão




COMENTÁRIOS