Psicologia e Comportamento

A mulher de 40 anos é 8 ou 80, sem jogos, sem rodeios – Por Clara Dawn

Eu não sou muito de falar. Eu prefiro ouvir e observar. Eu gosto das gentes, mas não do excesso de ruídos que elas provocam. Sou amante do silêncio. Não do silêncio absoluto, mas daquele que acontece entre a algazarra dos pássaros e o riso das crianças. Tenho adquirido hábitos difíceis de acompanhar e a solitude me deixou com manias nada fáceis de abrir mão.

Sou cheia de defeitos: alguns domesticados e outros inconfessáveis, admito. Eu já tive dias melhores, daqueles de contos de fadas com direito a juras de amor em noites regadas a jazz e beijos. Mas também já vivenciei dias terrivelmente piores, dos quais, até hoje, nem acredito que sobrevivi. E talvez, mas só talvez, isso tenha me transformado numa quase planilha de Excel, onde tento manter “tudo” sob controle… Entretanto, com a ressalva de que, se eu perder o controle, não me desespero.

Sou dócil. Outrossim, menos do que pareço. Aliás, posso ser bastante grossa, em especial com homens casados volúveis e também com os disponíveis que só conseguem ser gentis com uma mulher se houver uma chance de dormirem com ela. Eu sempre me permito ser cordial com mulheres, crianças e idosos. Mas costumo perder a paciência com os mentirosos, os lerdos, os bajuladores e os subservientes. Prefiro machucar os meus pés nos perigosos caminhos da autoliberdade, do que viver o falso sossego da resignação. Hipócritas e castradores costumes? Dispenso. Não faço jogos, não tenho reservas nem bloqueios, sou livre. Sou Clara. (Texto da escritora e psicanalista Clara Dawn)

Clara Dawn

Clara Dawn é romancista, psicopedagoga, psicanalista, pesquisadora e palestrante com o tema: "A mente na infância e adolescência numa perspectiva preventiva aos transtornos mentais e ao suicídio na adolescência". É autora de 7 livros publicados, dentre eles, o romance "O Cortador de Hóstias", obra que tem como tema principal a pedofilia. Clara Dawn inclina sua narrativa à temas de relevância social. O racismo, a discriminação, a pedofilia, os conflitos existenciais e os emocionais estão sempre enlaçados em sua peculiar verve poética. Você encontra textos de Clara Dawn em claradawn.com; portalraizes.com Seus livros não são vendidos em livrarias. Pedidos pelo email: escritoraclaradawn@gmail.com

Recent Posts

10 sinais de que você está sofrendo abuso psicológico – Segundo Signe Hegestand

Durante gerações, fomos educadas para tolerar a dor em silêncio. Desde cedo, aprendemos que “ser…

1 dia ago

“A infância é o alicerce psicoafetivo sobre o qual toda a nossa vida se ergue” – Clara Dawn

A habilidade de confiar, amar e construir relações afetivas saudáveis não surge de modo espontâneo…

2 dias ago

“Relacionamento satisfatório não é mágica: é uma e decisão renovada todos os dias por quem deseja permanecer” – Robert Epstein

Como construir relacionamentos duradouros com base na ciência e no afeto? Durante séculos, o amor…

3 dias ago

O amor e o prazer são melhores depois dos 40 anos, afirmam estudos

Segundo estudos de vários pesquisadores da psicologia comportamental, as pessoas desfrutam mais as relações amorosas…

4 dias ago

“Nós não fazemos falta à Terra, pelo contrário, somos a praga que veio para devorá-la” – Ailton Krenak

"Economizar água, comer orgânicos, andar de bicicleta... nada disso vai diminuir a velocidade com que…

6 dias ago

“Você não pode mudar uma pessoa narcisista. Ela não vai melhorar. Essa é a dura realidade” – Magalis Fjelstad

"Você não pode mudar uma pessoa narcisista. Ela não vai melhorar. Essa é a dura…

1 semana ago