A melhor (e mais secreta) forma de beber água com limão para emagrecer

Portal Raízes

Texto de Andreia Guerreira, via New it town

Não é um mito: a água com limão traz imensos benefícios para a saúde. Como este alimento é rico em vitamina C, ele protege as células dos radicais livres e fortalece o sistema imunitário. Além disso, os seus antioxidantes combatem os danos provocados pelos radicais livres. Ou seja, retardam o envelhecimento precoce da pele.

E a lista de vantagens continua: “A estrutura atómica do limão é semelhante à dos fluidos digestivos, induzindo a produção de bílis pelo fígado. Isto quer dizer que vai aliviar os sintomas de indigestão”, revela à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Sabe aquela hora de preguiça que acontece sempre depois de uma refeição? Pois é, esta bebida pode dar ao corpo a energia extra de que precisa. Segundo a especialista, até ajuda a reduzir a ansiedade e depressão — “apenas o cheiro a limão pode ter um efeito calmante no sistema nervoso”.

Porém, a água com limão ficou popular por ser aliada no processo de perda de peso. A autora do blog “Manias de Uma Dietista” revela que algumas teorias indicam que o limão pode mesmo ajudar a emagrecer, uma vez que a fibra presente no alimento é uma fibra solúvel (pectina) que promove uma sensação de saciedade. Ou seja, beber um copo de água com limão vai ajudar a sentir-se cheio durante mais tempo. Resultado: vai comer menos. Parece-lhe bem?

Mas há três dicas que deve ter em conta para alcançar todos os resultados possíveis.

Qual é a quantidade de limão ideal?

A sugestão de vários especialistas é usar, pelo menos, meio limão fatiado para 250 mililitros de água. Desta forma, conseguirá tirar proveito deste alimento para eliminar toxinas, estimular o funcionamento intestinal e, claro, ajudar a diminuir os números na balança.

Em que altura do dia devemos beber água com limão?

Tome nota disto: amanhã quando acordar, não pegue logo no telemóvel, nem vá tomar banho e preparar o pequeno-almoço. Antes de tudo isso, beba o seu copo de água com limão.

É precisamente por isso que a melhor altura do dia para beber água com limão é a manhã, já que o nosso corpo acumula toxinas durante o dia mas também durante a noite.

Bem sabemos que o organismo é capaz de eliminar as toxinas sozinho, através das funções de órgãos como os rins, intestinos e o fígado. Contudo, de acordo com a especialista, o limão pode ajudar nesse processo e noutros.

A água deve estar fria, morna ou quente?

A maioria dos especialista aconselha que a água com limão esteja morna. É esta temperatura que vai permitir extrair a vitamina C presente na casca. Se estiver demasiado quente, pode anular os benefícios deste fruto.

Além disso, a água morna vai fazer com que consiga beber mais vezes em grandes quantidades.

Mas atenção: a água com limão por si só não emagrece, mas tem componentes que ajudam a alcançar esse objetivo. É essencial que, aliado a isso, siga uma alimentação equilibrada e pratique exercício físico.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão.As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores.A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.