Psicologia e Comportamento

Dependência “forçada” – Quando deixá-lo parece impossível

No fundo, as mulheres não precisam de alguém para conduzi-las. Elas querem alguém que possa caminhar com elas.

É um equívoco pensar que as mulheres dependem de alguém para ajudá-las a encontrar seu caminho. Elas não só são capazes de achar seu próprio caminho, como também conseguem caminhar com firmeza, por suas próprias pernas.

As mulheres sabem o que querem e para aonde estão indo, independente se têm encontrado apoio ou resistência. Persistência é uma das suas qualidades mais latentes. Embora se deva dizer que, por motivos diversos, elas podem chegar a passar por fases que neguem essa característica natural. Nesse processo poderão ficar carentes, dependentes, frágeis e indecisas. Mas isso é passageiro, por certo. As mulheres tendem a ter mais fases que a lua. Porém, todas essas fases podem apresentar certos encantos, se apreciadas do jeito certo.

Mas quando assume o controle, não há quem segure os planos de uma mulher determinada.

Por isso mesmo é que não restam dúvidas de que as mulheres não precisam de alguém para conduzi-las. Mas a maioria delas aprecia ter alguém com quem dividir sua trajetória. Inteligente é quem se une a ela e aprecia esse delicioso espetáculo que é ver uma mulher em ação.

Um conselho para quem foi escolhido para essa caminhada: Junte-se a ela, esteja por perto. O caminho não será feito só de vitorias e alegrias. E ela amará poder contar com seu apoio, seus conselhos e seu carinho. Por mais forte que uma mulher pareça, ela gosta de se sentir bem acompanhada, e amparada.

Não é necessário temer a força da mulher. Sua ira talvez, mas a força não. A força é bonita e genuína, e opera milagres. Prova disso é a vida que ela gera em si e, não com pouco esforço, a traz ao mundo.

Mesmo tendo que lidar com sentimentos acelerados, por vezes exagerados, e em alguns dias misturados, porque uma mulher pode amanhecer feito bomba-relógio prestes a explodir, ela vai se equilibrando, suavizando seus contrastes e reajustando suas rotas. Uma mulher pode ser mil em uma só, e não ser menos encantadora por isso.

Enxergando adiante e construindo o futuro, toda mulher sabe que é pra frente que se caminha. E embora o passado possa lhe perturbar, é no futuro que ela aposta suas fichas. Por isso mesmo, ela apreciará quem compartilhe desta visão.

O histórico de dependência (forçada) tem sido deixado para trás. A mulher, agora dona da sua vontade e das suas verdades, é senhora de si. Não quer alguém para lhe dizer o que fazer, deseja alguém que possa somar ao seu lado, e juntos irem adiante. Não hesite em confiar em sua capacidade, ela sabe bem o que faz.

Talvez este resumo, embora escasso, possa dizer bem o que as mulheres pretendem ao escolher alguém: Elas não precisam de alguém para conduzi-las, elas querem alguém que possa caminhar com elas, nem à frente nem atrás, do lado e para a mesma direção.

Por Alessandra Piassarollo

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

O que considerar antes de começar a investir em cripto no Brasil

Nos últimos anos, as criptomoedas deixaram de ser apenas um assunto de nicho para se…

12 horas ago

“Quando uma mulher diz não, ela não precisa se explicar. O ‘não’ é uma frase inteira” – Jane Fonda

Ao longo do século XX, a subjetividade feminina foi construída menos como autoria e mais…

16 horas ago

7 Sinais de Que Você Está com Transtorno de Ajustamento

Nossa vida é atravessada por mudanças contínuas. Algumas são esperadas, outras chegam sem aviso e…

3 dias ago

Em pouco tempo a maternidade fora da elite será uma equação improvável

Por muito tempo, a maternidade foi narrada como um destino natural da mulher, sustentado pelo…

4 dias ago

A prática bondade pode desencadear reações neuroquímicas que promovem saúde física e mental – Gabor Maté

O que acontece com o corpo quando a alma se cala? Em uma cultura que…

5 dias ago

Todas as famílias perfeitas se parecem. As famílias reais se constroem cada uma à sua maneira

A imagem da família perfeita ainda ocupa um lugar sedutor no imaginário coletivo. Uma mesa…

6 dias ago