Descubra quais os benefícios da fruta-pão para a saúde

Portal Raízes

Nativa da Polinésia, a fruta-pão foi descoberta nessa região há 3.500 anos e hoje já é conhecida em várias partes do mundo. Ela tem esse nome porque a sua textura lembra um pão, sendo macia, cremosa e doce. Ela pode ser consumida crua, cozida, assada, frita, em receitas doces ou salgadas. Se você quer saber mais sobre essa fruta, veja a seguir os benefícios para a saúde e propriedades nutricionais e como preparar.

5 Benefícios da fruta-pão

Além de muito versátil na cozinha, essa fruta também possui ótimas propriedades nutricionais, que você vai conhecer no próximo tópico. Com base nessas propriedades, ela fornece benefícios à saúde, que são:

1. Equilibra os níveis de açúcar no sangue

A fruta é recomendada para diabéticos e pré-diabéticos porque suas fibras ajudam a impedir os picos de açúcar no sangue. A glicose que ela libera no organismo é liberada de forma lenta, o que ajuda a insulina a trabalhar melhor.

2. Melhora o funcionamento da células

A riqueza de potássio concentrada em uma fruta-pão faz com que ela seja uma boa aliada para o bom funcionamento das células, dos nervos e dos músculos. O potássio conduz a eletricidade no corpo e atua na função cardíaca.

3. Controla o colesterol

Ter colesterol ruim alto é um problema, pois ele fica concentrado nas artérias dificultando o fluxo sanguíneo. Assim, começam a surgir problemas cardiovasculares. Com a fruta é possível reduzir os níveis do colesterol ruim através do aumento do colesterol bom, que passa pelas artérias limpando o excesso do ruim.

4. Fortalece o sistema imunológico

A vitamina C presente na fruta é essencial para fortalecer o sistema imunológico e deixar o corpo mais resistente às doenças. Essa vitamina também participa da formação do colágeno, essencial para manter os tecidos firmes e rejuvenescidos.

5. Melhora o funcionamento do intestino

Por ser uma ótima fonte de fibras, a fruta vai ajudar a melhorar o trânsito intestinal, o que faz o corpo desinchar, melhora o humor, emagrece e mantém o equilíbrio do organismo como um todo. Estar com o intestino regulado é essencial para a saúde.

Propriedades nutricionais

A fruta-pão é relativamente calórica, por isso é recomendado junto que se mantenha o hábito do exercício físico se quiser mantê-la no cardápio. Mas também é importante lembrar que a fruta é uma excelente aliada das dietas por ser rica em vitaminas, sais minerais e fibras. Veja a tabela abaixo e verifique os valores nutricionais da fruta considerando uma porção de 100 gramas.

  • Valor energético: 67.1 calorias;
  • Carboidratos: 17,2 gramas;
  • Proteínas: 1,1 grama;
  • Gorduras saturadas: 0,1 grama;
  • Fibra alimentar: 5,6 gramas;
  • Cálcio: 33,7 microgramas;
  • Vitamina C: 9,9 microgramas;
  • Fósforo: 27,4 microgramas;
  • Magnésio: 24,0 microgramas;
  • Lipídios: 0,2 gramas;
  • Ferro: 0,2 microgramas;
  • Potássio: 188,1 microgramas;
  • Zinco: 0,1 microgramas.

Como preparar?

Na maioria das receitas utiliza-se a fruta cozida e não tem segredo para preparar. Mas se preferir pode comê-la crua, sem as sementes, assim como comeria qualquer outra fruta.

A melhor forma de preparar a fruta para o cozimento é cortando-a em fatias primeiro. Depois fica mais fácil retirar a casca das fatias do que da fruta inteira. Mas se quiser pode cozinhar com a casca e retirá-la depois. Outra dica é retirar a parte do meio onde estão as sementes.

Feito isso é só cozinhar a fruta em uma panela coberta com água até que fique macia. Conforme a receita pode adicionar um pouco de sal ou não.

Fonte: Dicas Online

__

Se você gostou do texto, curta, compartilhe com os amigos e não se esqueça de comentar, isso nos ajuda a continuar trazendo conteúdos incríveis para você.

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.