Escola coloca bolas de tênis em cadeiras para aliviar ruído que atordoava criança autista

Portal Raízes

A maneira pela qual os indivíduos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) percebem e sentem o mundo ao seu redor pode ser bastante diferente das outras pessoas.

Pensando nisso, uma escola na cidade de Paraná, capital da província argentina de Entre Ríos, decidiu colocar na base de todas as cadeiras e mesas das salas de aula, bolinhas de tênis ‘antirruídos’, acabando com o barulho que muito estressava um garotinho autista do ensino fundamental.

Tudo começou quando a mãe de Geremías publicou um post em uma rede social falando que o ruído causado pela fricção das cadeiras e mesas com o chão atordoava e irritava seu filho, prejudicando seu aprendizado.

O menino se destaca pelo bom comportamento e excelentes notas. No entanto, frequentemente comentava com a mãe sobre esse problema.

O post viralizou e acabou chegando à escola do garoto, que entrou em contato com sua mãe e informou sobre a iniciativa.

Centenas de bolinhas de tênis foram instaladas nas cadeiras e mesas dos alunos, bem como dos professores: era o fim da ‘Era do Barulho’.

A iniciativa foi copiada por outras escolas da cidade.

Fonte: Razões para acreditar

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.