6 Frutas ideais que ajudam a combater a gastrite

Portal Raízes

A gastrite pode ser causada por diversos motivos, no entanto, a causa mais comum é o estilo de vida inadequado. Ao sentir algum sintoma como vômito, dor lombar, distensão abdominal ou fadiga crônica, é necessário procurar um médico para receber um diagnóstico e a prescrição de medicamentos, como também algumas recomendações de como combater a gastrite.

Neste artigo mostraremos algumas frutas que podem ser benéficas para evitar estas fortes dores de estômago; todas as frutas se destacam pelos seus altos níveis de nutrientes e fibras.

1. Pera

Graças às vitaminas B1, B2 e B3, vitamina A e C e as fibras, a pera é uma das frutas mais recomendadas para combater a gastrite, já que se encarrega de regular o sistema nervoso e o aparelho digestivo.

2. Mamão

O mamão é uma das frutas mais importante devido ao seu conteúdo de vitaminas B1, B2, A e C, e sua riqueza de minerais como magnésio, ferro, enxofre e potássio. O mamão é uma das principais frutas que ajudam em uma boa digestão, além disso, é benéfico para a pele, cabelo, ossos e para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Você pode picar uma fatia de mamão e bater no liquidificador junto com um copo de iogurte desnatado. Beba um copo deste líquido depois do café da manhã, almoço e jantar. É uma delícia!

3. Banana

Procure consumir uma banana por dia.

É uma das frutas que contém mais níveis de fibra, é pobre em gorduras e em proteínas, mas é uma fonte de energia e ajuda a acelerar a digestão tendo um efeito laxante. Além disso, devido à sua riqueza em zinco, ajuda a fortalecer o cabelo combatendo a queda.

Se você sofre de gastrite, procure comer bananas maduras, já que consumi-las verdes pode prejudicar o estômago.

Leia também: A Batata-Doce É A Chave Para O Fim Da Gastrite, Refluxo, Azia, E Até Mesmo Úlceras!

4. Coco

Destacado pelos seus altos níveis de magnésio, fósforo, cálcio e potássio, o coco está entre as frutas que mais possuem nutrientes como a fibra, que proporciona uma melhora no trânsito intestinal e que, assim como a banana, atua como um leve laxante que simplesmente busca limpar o organismo.

Caso você se sinta pesado constantemente, é recomendado consumir diariamente um copo de água de coco.

5. Pêssego

Essa doce e deliciosa fruta possui muitas qualidades saudáveis, atuando como um agente diurético e laxante. O pêssego contém vitaminas A, C e E, que ajudam a prevenir doenças como o Alzheimer, catarata e o câncer.

É rico também em minerais como o potássio, o fósforo e o magnésio, que ajudam no bom funcionamento do sistema imune. Por ser de fácil digestão, auxilia o fígado no processo digestivo.

Se você quiser preparar uma bebida que sirva para combater a gastrite, siga esses passos:

Ingredientes

2 colheres de folhas de pêssego
1 xícara de água fervendo
Mexa as folhas na água por alguns minutos, deixe esfriar e tome uma xícara duas ou três vezes por dia.

6. Maçã

Devido a um composto chamado pectina, a maçã, ao fazer contato com a água, forma um gel no corpo que ajuda a proteger o intestino. Caso você não apresente uma prisão de ventre, mas sim uma diarreia (já que na gastrite as duas se manifestam frequentemente), esta fruta cumpre a função de absorver os líquidos, o que faz com que as fezes se solidifiquem.

Como você pode ver, estas frutas podem ser muito benéficas na hora de combater moléstias relacionadas com a gastrite. Não é recomendável consumir somente uma; varie o consumo para que este se torne mais confortável. Você também pode buscar receitas que o motivem a comer mais frutas e assim melhorar a sua qualidade de vida.

Fonte: Melhor com saúde

__

Se você gostou do texto, curta, compartilhe com os amigos e não se esqueça de comentar, isso nos ajuda a continuar trazendo conteúdos incríveis para você.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão.As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores.A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.