Limpar a casa faz tão mal às mulheres quanto fumar 20 cigarros por dia

Thalitha Miranda

De acordo com um novo estudo publicado no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine da American Thoracic Society, limpar a casa com produtos químicos é tão prejudicial para as mulheres quanto fumar um maço de cigarros por dia, aparentemente tais produtos não afetam os homens.

Pesquisadores da University of Bergen estudaram mais de 6.000 pessoas em um período de 20 anos e descobriu que as mulheres, em particular, sofreram problemas de saúde importantes após o uso a longo prazo desses produtos.

O declínio da função pulmonar nas mulheres trabalhando como profissionais da limpeza ou regularmente usando produtos de limpeza em casa foi equivalente ao dano causado às mulheres que fumaram 20 cigarros por dia durante o mesmo período, informou o Daily Telegraph e houve um risco adicional de 40% de desenvolver asma.

Os pesquisadores não conseguiram encontrar nenhum efeito nos pulmões de homens que limpavam profissionalmente ou em casa, diz Daily Mail.

Os cientistas que realizaram o estudo revelaram que os irritantes potenciais incluem lixívia e amônia, também disseram que tais produtos deveriam ser evitados e normalmente podem ser substituídos por panos de microfibra simples e água.

“Embora os efeitos a curto prazo da limpeza de produtos químicos na asma sejam cada vez mais bem documentados, faltava conhecimento do impacto a longo prazo”, disse a professora Cecile Svanes, médica da Universidade de Bergen e autora principal do estudo.

“Temíamos que tais produtos químicos, causando um pequeno dano às vias aéreas dia após dia, ano após ano, poderia acelerar a taxa de declínio da função pulmonar que ocorre com a idade”.

A função pulmonar foi medida testando a quantidade de ar que os participantes poderiam expirar. A quantidade de ar expirada pelos participantes diminuiu mais em mulheres que regularmente limpavam. O estudo não encontrou efeitos nocivos comparáveis aos observados em mulheres nos homens que estudaram.

Embora os resultados pareçam dramáticos, os pesquisadores especularam que produtos químicos em produtos de limpeza irritam as mucosas frágeis que revestem os pulmões, o que ao longo do tempo causa danos duradouros e “remodelação” das vias aéreas.

“Quando você pensa em inalar partículas pequenas de agentes de limpeza destinados a limpar o chão e não aos pulmões, talvez não seja tão surpreendente”, disse Øistein Svanes, uma doutora que liderou o estudo.

“A mensagem a se levar deste estudo é que, a longo prazo, produtos químicos de limpeza provavelmente causam danos bastante substanciais aos pulmões “, acrescentou.

Especialistas no Reino Unido dizem que as pessoas devem manter suas casas bem ventiladas e usar produtos de limpeza líquidos em vez de sprays, acrescenta a BBC.

Tradução e adaptação de Independent, The Week, BBCDaily Telegraph e Daily Mail, por Portal Raízes

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS





Thalitha Miranda
Thálitha Miranda, 21, libriana, co-produtora do Portal Raízes há dois anos.