Perguntar a alguém sobre seu tipo de sangue é relevante em um contexto médico. Pelo menos é o caso em quase todo o mundo, exceto no Japão. A sociedade japonesa acredita que a personalidade de um indivíduo está associada ao seu grupo sanguíneo e a verdade é que isso tem implicações em sua vida pessoal e profissional.
Tipo de sangue é solicitado em entrevistas de emprego, por exemplo. No entanto, mesmo quando um casal está considerando oficializar seu relacionamento, isso é um fator. Além disso, existem até algumas empresas japonesas que investem quantidades significativas de tempo e dinheiro criando produtos específicos, desde refrigerantes até calendários, que levam em conta as características do sangue e as preferências dos clientes em potencial.
Essa obsessão começou em 1972, quando Furukawa Takeji, professor de psicologia, notou diferenças no temperamento dos alunos. Foi a partir daí que os japoneses começaram a dar maior importância aos grupos sanguíneos.
Vejamos qual é a sua personalidade de acordo com o seu tipo sanguíneo:
Tipo A
São pessoas tranquilas, sérias e com bom temperamento. Têm caráter forte, são de confiança e chegam a ser teimosas. Também são tímidas, introvertidas e falsas, mas, ao mesmo tempo, são leais aos amigos. Tentam esconder as emoções para se mostrarem mais fortes, enquanto, interiormente, são frágeis e um pouco nervosas. Possuem um dom artístico e quando colocadas numa posição de poder tornam-se arrogantes e rebeldes.
Tipo B
Conhecidas por serem curiosas, são atenciosas e fazem de tudo para proteger os interesses das pessoas que as rodeiam. Animam-se facilmente, mas perdem o interesse com rapidez. Identificam claramente as próprias prioridades e, muitas vezes, tornam-se algo egocêntricas. Têm espírito independente e personalidade forte. São apaixonadas, curiosas, sensíveis e imprevisíveis.
Tipo AB
São imprevisíveis e distantes. Com uma combinação de dois tipos de sangue, muitas vezes, têm dupla personalidade: uma para aqueles que são mais próximos e outra para os que não o são. Têm muitos amigos, mas, às vezes, afastam-se para estarem sozinhas e refletirem. São criativas, racionais e atenciosas. Mas também são temperamentais e sentem-se facilmente ofendidas. Podem ser muito extrovertidas e tímidas ao mesmo tempo.
Tipo O
São expressivas, criativas e confiantes. Capazes de liderar e de motivar, facilmente, um grupo de pessoas. São generosas, contribuindo para o bem-estar dos outros. Atletas naturais, procuram obsessivamente a vitória. São sociáveis, persistentes e confiáveis, mas não aceitam os próprios erros. São populares e gostam de ser o centro das atenções. Às vezes, revelam-se ingênuas, frias, rancorosas e imprevisíveis.
Publicado originalmente em Plataforma – Tradução de Portal Raízes – com as contribuições de Ana Sofia Reis da Magazine
A vida é uma busca constante por felicidade e paz. E, no meio dessa jornada,…
Vivemos na era da informação e das infinitas possibilidades. Nunca antes a humanidade teve tanto…
Educar filhos é, ao mesmo tempo, moldar pelo exemplo, ensinar a conviver com frustrações e…
A medicalização da infância se tornou um dos temas mais inquietantes da contemporaneidade. Em um…
Vivemos em um tempo de convivência rarefeita. As casas continuam habitadas, mas os encontros diminuíram.…
Nesta primeira semana do Big Brother Brasil 26, um episódio ultrapassou a lógica do conflito…