Psicologia e Comportamento

Sem esperar nada de ninguém, você vive melhor

Por: Sara Espejo

É fácil dizer, mas é um pouco complicado fazê-lo. Quando alcançamos isso, nos livramos de uma das maiores fontes de frustração, raiva, desapontamento… Nos tornamos leves em nossas relações com os outros e nossas experiências e relacionamentos se tornam mais autênticos, menos interessados, mais honestos e muito mais mais relaxado.

Quando não esperamos nada de ninguém, nos deixamos surpreender, não temos expectativas, só permitimos que os outros sejam, eles mesmos, entendendo que eles têm uma similaridade semelhante à nossa, tentando localizar sua felicidade, alcançar seus sonhos, lidar com com seus medos e seus egos … Ninguém é salvo, todos nós vamos por aqui projetando uma imagem, influenciando, sendo aceitos ou rejeitados.

Se paramos de esperar que os outros façam o que achamos ser o melhor, de acordo com nossos critérios pessoais, o que nos dá uma conotação bastante subjetiva, nós energeticamente acalmamos o ambiente, paramos de enviar pensamentos antecipando eventos e reações e nos entregamos mais espaço para nos dedicarmos ao momento presente ou algo diferente para montar cenários com as variáveis ​​que temos.

Se achar que é impossível ter expectativas sobre alguém, pelo menos não estamos a nos sabotar, porque é impressionante, muitas vezes nós gastamos muito mais tempo pensando que o outro vai se decepcionar com suas ações, pensando que vamos ser felizes e cumprir com o que o outro faz. Pensemos, em todo caso, que o resultado sempre será o mais favorável para nós, que nossas expectativas, se não pudermos eliminá-las, nos tragam sorrisos e, se não ocorrerem, não nos frustrarão.

Todos devem ter liberdade de ação e decisão e isso inclui não coincidir com o que os outros esperam. Se pararmos de esperar, a vida flui melhor. Somos fáceis de decepcionar porque para todos há sempre uma maneira melhor de fazer as coisas, mas se praticarmos nos libertando da necessidade de nos anteciparmos, teremos experiências melhores.

Talvez seja apenas uma percepção, mas se queremos branco e esperamos essa cor e recebemos outra, ficamos desapontados, talvez essa outra seja ainda mais bonita, no entanto, a decepção não nos permitirá apreciá-la. Isso acontece conosco todos os dias e, em vez de nos agradecer pelo que recebemos, lamentamos que não tenha sido o que esperávamos. Você quer criar sua vida como você gostaria? Comece a aproveitar a vida como ela é, comece a se concentrar naquilo que você gosta, comece a permitir-se e permita que aqueles ao seu redor sejam o que eles querem ser, você verá que quanto menos você espera, mais a vida irá surpreendê-lo porque você desejará com a alma e não com o seu ego.

Por: Sara Espejo, via Pensar Contemporâneo

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Medicalização da infância: as drogas legais que ameaçam crianças saudáveis

A medicalização da infância se tornou um dos temas mais inquietantes da contemporaneidade. Em um…

22 horas ago

Refeições em Família: O “remédio milagroso” que fortalece os vínculos afetivos e dá sentindo à vida

Vivemos em um tempo de convivência rarefeita. As casas continuam habitadas, mas os encontros diminuíram.…

1 semana ago

BBB 26: O caso Pedro Henrique e O Crime de Importunação Sexual

Nesta primeira semana do Big Brother Brasil 26, um episódio ultrapassou a lógica do conflito…

1 semana ago

Se a IA transforma corpos humanos em objetos de escárnio, isso não diz nada sobre avanço tecnológico, mas diz tudo sobre o declínio civilizatório humano

Nos últimos meses, uma série de reportagens publicadas na imprensa nacional e internacional tem acendido…

2 semanas ago

A presença calma do adulto organiza o caos emocional infantil – Rafa Guerrero

Desde os primeiros dias de vida, antes mesmo da palavra e da memória narrativa, o…

2 semanas ago

No Reino Unido novo currículo escolar inclui aulas sobre respeito às mulheres

Desde que as primeiras civilizações humanas criaram normas sociais rígidas baseadas em gênero, o machismo…

2 semanas ago