7 curtas para passear pelos pequenos mundos da vida

A vida é algo complexo e, ao mesmo tempo, sutil. Costumo dizer que durante ela passamos por vários pequenos mundos. Existe o mundo da amizade, da faculdade, do primeiro trabalho, do amor. Em cada mundo vivenciamos coisas boas e ruins, e aprendemos algo. E o que melhor para nos mostrar esses pequenos mundos senão alguns curtas?

Você já sentou e ficou pensando em tudo o que viveu até agora? Já teve um amigo inesperado? Ou melhor, já se percebeu como se nada do que faz fizesse sentido para você? Então, você precisa assistir esses curtas. Coloque o fone nos ouvidos ou, se estiver em casa, pegue sua xícara de chá e confira cada uma dessas lindas histórias.

1 – A casa de pequenos cubinhos

Tendo que deixar quase tudo para trás toda vez que sua casa era inundada. Essa é a história de um senhor que viaja através dos vários andares que foram construídos em cima da primeira casa onde morou com sua esposa. Uma verdadeira viagem no tempo e nas memórias presentes em cada cômodo.

2 –  Piper – Descobrindo o mundo

O medo do novo pode impossibilitar que vejamos como as coisas são simples. Piper é um filhote que precisa encarar esse mundo novo. Seu jeito espontâneo cativa qualquer pessoa e faz com que nos apaixonamos por ele.

3 –  Alike

Como seria viver apenas por viver, esquecendo de sua individualidade? Alike retrata isso de uma maneira única e sublime. Mostrando o que pode acontecer quando nos esquecemos de nós mesmos.

4 – Uma pequena história da raposa e o rato

Você já se tornou amigo ou amiga de alguém que pensou que não tinha nada a ver com você? Esse curta fala sobre amizades que surgem onde menos se espera e que podem ser verdadeiras.

5 – A arte do otimismo

Ser otimista mesmo que tudo possa parecer difícil. Poucas pessoas conseguem isso. Nessa curta da Pixar, você vai encontrar um senhorzinho muito simpático e otimista para com a vida.

6 – O monge e o cãozinho

Perdidos em nós mesmos, esquecemos do que há ao nosso redor. Perdidos em nossas tarefas cotidianas paramos de ir a um jantar em família, de ir no aniversário do pai, de brincar com nosso cãozinho. Assista a esse curta e reflita como está sua vida nesse sentido.

7 – The maker

O que é a existência se não um breve momento? The maker nos mostra quão graciosa é dar vida a algo ou alguém e ao mesmo tempo, como a vida pode passar por nós tão rapidamente.

O que você achou?

Por Charlene Peruchi

 

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

“Encerrar um Ciclo é Deixar ir o Eu que Já Não te Sustenta” – Soraya Aragão

Queremos ter uma vida plena e de qualidade, portanto deixar ir o que já está…

3 dias ago

“O que sustenta a psique da criança é a certeza de que naquele ambiente familiar, ela ocupa um espaço de desejo e de amor” – Élisabeth Roudinesco

Ao lançar seu olhar psicanalítico, histórico e profundamente humano sobre a trajetória da família, Élisabeth…

5 dias ago

Nova pesquisa diz que a depressão é uma forma de dano cerebral

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é hoje a principal…

5 dias ago

5 maneiras de aceitar o sofrimento ordinário e receber sem culpa a felicidade episódica – Vera Iaconelli

Para Sigmund Freud, a felicidade é uma experiência frágil, efêmera, muitas vezes confundida com a…

1 semana ago

6 maneiras de saber se você está vivendo um amor comprometido e verdadeiro – Com bell hooks

No imaginário social — cultivado por séculos e reforçado pela indústria cultural — o amor…

2 semanas ago

“A dor é o tema central do vício. Só quem está com grande dor, deseja anestesia-la” – Gabor Maté

Em uma sociedade que constantemente exige produtividade, autocontrole e positividade, é desconcertante — e doloroso…

2 semanas ago