Psicologia e Comportamento

A amizade não se trata de ser inseparáveis, mas sim de poder estar separados e que nada mude

Texto de Sara Espejo, via Rincón del Tibet

A amizade é uma das relações que sustentam o ser humano. Através dos amigos, a vida se torna significativa, o afeto se multiplica e às vezes os laços são tão próximos que eles superam aqueles através do sangue.

Dizem que os amigos são como livros, não precisamos ter todos, só ter o melhor, e o termo “melhor” neste contexto se adapta a todos, porque somos todos pessoas especiais e todos temos afinidade e capacidade de desenvolver amizade com pessoas específicas. Mesmo para alguém, uma pessoa pode ser desinteressante como amiga e, para outro, provar ser a melhor escolha.

Porque a amizade é um relacionamento que é criado e nutrido por dois, e entre essas duas pessoas são gerados acordos: cumplicidade, intimidade e confiança que com um pouco de cuidado duram a vida inteira. Ser inseparável, mas poder ser separado e que nada mude.

A amizade pode ser tão enriquecedora que nutre mais do que qualquer outro tipo de relacionamento. Às vezes encontramos mais apoio em um determinado momento em um amigo do que no casal ou em um parente próximo. E uma das coisas mais curiosas sobre amizade, é que dois amigos podem estar separados no tempo e na distância, eles podem parar de se ver, mas se a amizade é verdadeira, o afeto permanece inalterado.

Talvez você pare de contar piadas diárias e lembre-se apenas de eventos importantes, talvez apenas envie uma cadeia de mensagens esporádica, mas saiba que se você quiser conversar, precisar, do outro lado essa pessoa estará sempre disponível, como sempre. Porque amizade é um laço que não é necessário regar diariamente, é uma relação que uma vez criada está lá, não quebra e não racha, a menos que uma das partes faça algo que afete diretamente o relacionamento.

Uma traição, falta de lealdade e hipocrisia podem ser alguns gatilhos que uma vez descobertos acabam quebrando uma amizade, onde às vezes se afirma que quem trai a amizade nunca a valorizou, e nunca foi uma verdadeira amizade, o que não é necessariamente verdade, mas sem dúvida estabeleceu outras prioridades sobre essa amizade, o que pode ser razão suficiente para que o relacionamento termine.

Mas o especial da amizade é que, se nada de extraordinário acontecer, os lugares especiais nos corações de todos são mantidos independentemente das condições e sabendo que ocupam um espaço no coração de pelo menos uma pessoa em algum lugar do planeta. Nada pode ser enriquecedor que isso.

foto Simon Maage

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Depois dos 50 é preciso tomar a vacina contra o herpes-zóster

Herpes Zoster é uma doença que aparece na pele, causada pelo Vírus Varicela-Zoster (VVZ), o…

6 horas ago

“Quanto mais inteligente é uma pessoa, menos sociável ela é”- Por Leandro Karnal

O professor Leandro Karnal, no vídeo “Ler é viver”, reflete sobre a relação entre cultura,…

22 horas ago

“É através do brincar livremente que a criança elabora angústias primitivas e organiza sua vida emocional” – Melanie Klein

Em uma época em que as telas dominam o cotidiano, as crianças estão gradualmente desaprendendo…

3 dias ago

Dois Papas: um raro exercício de escuta e humanidade em tempos de polarização

The Two Popes (título original), lançado em 2019, é dirigido pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles,…

1 semana ago

“Todos, todos, todos merecem acolhimento e respeito” – Papa Francisco

No dia 21 de abril de 2025, o mundo se despediu de Jorge Mario Bergoglio,…

1 semana ago

“Um filho não se perde na rua, se perde dentro de casa” – Com Catherine Steiner-Adair

Com acesso sem supervisão, e ilimitado à internet, alguns especialistas temem que as crianças e…

2 semanas ago