“A forma mais exata para produzir um imbecil é mimando-o. O mimo é a fórmula infalível para produzir um idiota. Basta protege-lo totalmente do mundo, e ele vai chegar ao mundo como um pintinho incapaz de romper a casca.
Quem mima filhos lança uma mensagem equivocada. A mensagem de que essa criança vai encontrar em todo adulto: um pai e uma mãe. Mas ela não vai encontrar pai mãe, ela vai encontrar genro, nora, chefe, síndico e sogra. E ela não está preparada pra isso. Ela está preparada para um pai e uma mãe que dizem sim e acham maravilhoso tudo que ela faz.
Cabe aos pais protegerem, alimentarem, amarem, vacinarem, impedirem predadores… Mas também deixar cair e esfolar o joelho. Deixar ir mal na escola, se for culpa dela, e a fazer entender que cada ação corresponde a uma reação: ‘se você perdeu a prova é um problema seu’.
Ou dizendo como minha mãe dizia com delicadeza pedagógica: ‘tudo que começa com eu, é seu, não precisa nem trazer’ pra mim. O ‘eu estou cansado’, é um problema seu’. Não me traga problemas que comecem com ‘eu’ só traga problemas que comecem com ‘nós’. O eu é um problema seu”
Excerto da fala da professor Leandro Karnal, veja na íntegra abaixo:
Os pesquisadores demonstraram que o açúcar consumido pelos pequenos pode fazer tão mal ao fígado…
Os casinos online avançaram muito para além de interfaces simples e poucos recursos. Hoje, os…
A relação entre mãe e filha é um dos vínculos mais profundos e complexos na…
Herpes Zoster é uma doença que aparece na pele, causada pelo Vírus Varicela-Zoster (VVZ), o…
O professor Leandro Karnal, no vídeo “Ler é viver”, reflete sobre a relação entre cultura,…
Em uma época em que as telas dominam o cotidiano, as crianças estão gradualmente desaprendendo…