Psicologia e Comportamento

Aceitar não é resignar-se, mas compreender que há um tempo para tudo

A vida de cada ser humano é extremamente rica, de acordo com a percepção de cada um e sobretudo por sua capacidade de gratidão. Gratidão é riqueza de espirito, sendo o portal sagrado para a prosperidade em todos os sentidos.
Claro que não teremos tudo, mas focar na falta será sempre uma escolha nossa e a pior de todas, acredite. O ser humano é naturalmente insatisfeito. Se não tem algo, é insatisfeito porque não tem; e se o tem é insatisfeito também, por medo da desilusão ou da perda. Complicado e porque não dizer trágico. E agora?

 É impossível satisfazermos todos os nossos desejos e anseios no momento que quisermos, pois existem certas coisas que necessitam de tempo de elaboração, assim como “o esperar amadurecer o fruto” para que este ofereça o melhor de si. E tem sementes que sequer brotam. E o que você vai fazer se não germinou o que você queria? Brigar com o mundo, espernear, esbravejar, se descabelar ou chamar as sete pragas do Egito? Aceite o que não pode ser mudado, ao menos naquele momento especifico.

Nem todos os desejos são satisfeitos no nosso tempo. A não ser que você tenha alguma fada madrinha na abóbora da cozinha ou uma lampada de Aladim escondida dentro do caixa-forte ou quem sabe um Amélio misterioso. Do contrário, querido (a), não  tem jeito: você vai ter sim de algumas vezes lidar com frustrações para aprender uma das maiores lições da vida: as coisas nem sempre acontecem no nosso tempo e que precisamos aprender  aceitação, o que não é resignação.

Portanto, empodere-se da sua vida equilibrando sempre emoção e razão nas escolhas feitas por você. Lute por seus ideais, por suas conquistas, estando mais integrado e sincrônico com o todo para elaborar a sua própria verdade através destas escolhas conscientes.

Reflexão transmutativa:

Deseje, lute, faça de tudo para que de certo, mas administre suas expectativas, as posssiveis frustrações no meio do caminho. Você tem o poder de colocar algo melhor, muito melhor na sua vida, basta você se propor a este trabalho, que gera algum esforço inicial, mas que certamente valerá à pena, pois se trata de você, da sua vida e da sua felicidade. E se não deu certo, tenha paciência. Lembre-se que a vida com certeza te dará outras e novas grandes chances para um melhor recomeço.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, bem como adaptações ou  alterações por qualquer meio de comunicação. Os Direitos Autorais são regulamentados pela Lei nº 9.610/98, sendo a violação destes Direitos caracterizados como crime de acordo com o Código Penal, art. 184 e Parágrafos, e Lei nº 6.895.
Soraya Rodrigues de Aragão

Soraya Rodrigues de Aragão é psicóloga, psicotraumatologista e escritora. Estudou Psicologia na Universidade de Fortaleza- UNIFOR e na Università Maria Santissima Assunta- LUMSA. Equivalência do curso de Psicologia na Itália resultando em Mestrado. Especialista em Psicotraumatologia pela A.R.P. de Milão. Especialista em Medicina Psicossomática e Psicologia da Saúde pela Sociedad Espanola de Medicina Psicosomatica y Psicoterapia- SEMPyP Especialista em Psicoterapia Breve de Casais pela SEMPyP e Universidad San Jorge. Curso superior universitário em Transtornos de personalidade- FA e Universidad Catolica San Antonio de Murcia. Curso Superior universitário em acompanhamento e intervenção terapêutica em processos de luto- FA e Universidad Catolica San Antonio de Murcia. Curso Universitário em dependência emocional- Fa e Euneiz. Especializanda em Transtornos de personalidade pela SEMPyP e Universidade San Jorge. Autora dos livros: Fechamento de ciclo e renascimento- Este é o momento de renovar a sua vida, Liberte-se do Pânico, Supere desilusões amorosas e pertença a si mesmo e do livro infantil Talita e o Portal.

Recent Posts

A correlação entre a ansiedade patológica e a gastrite: o trato digestivo como espelho emocional – Soraya Aragão

A ansiedade é um mecanismo de defesa evolutivo natural, essencial para a sobrevivência e o…

14 horas ago

“Trabalhei tanto que me esqueci de estar vivo. Mas viver é a única urgência” – Rubem Alves

Segundo o mestre Rubem Alves, no seu livro: "Se eu pudesse viver minha vida novamente",…

3 dias ago

Entretenimento sob demanda: a personalização absoluta no lazer

Houve um tempo no passado em que o lazer era uma atividade, de certa forma,…

4 dias ago

“O açúcar em excesso não adoece só o corpo: alimenta as piores companhias no nosso intestino” –

Durante décadas, o açúcar foi sinônimo de carinho, recompensa e afeto. E a publicidade soube…

1 semana ago

Toda mulher deveria saber precocemente quais são os primeiros sintomas e quanto tempo dura a menopausa

A menopausa é um marco biológico e existencial na vida da mulher, que simboliza o…

2 semanas ago

A médica que prescreve poesia na lida diária com a morte

“Todos são portadores de felicidade.Uma pena notar que boa parte da humanidade ainda é assintomática.”

2 semanas ago