Categories: Atualidades

Nem Amélia, nem princesa: o novo retrato das mulheres de verdade

“Amélia não tinha a menor vaidade/ Amélia é que era mulher de verdade/ Às vezes passava fome ao meu lado/ E achava bonito não ter o que comer/ E quando me via contrariado/ Dizia: Meu filho, que se há de fazer…” Da música de Mário Lago

Mas os tempos são outros. Nada de frufrus, maquiagens, vestidos bufantes, jóias. Muito menos coroas e príncipes encantados. Tampouco uma existência programada para servir o marido. A mulheres deste tempo são protagonistas de sua própria história e avançam seguindo exemplos daquelas que estiveram a frente de seu seu tempo.

Nem atrás e nem à frente do tempo: as mulheres de um tempo chamado hoje, estão acontecendo.  E por isso selecionamos este ensaio onde a fotógrafa americana Jaime Moore buscou  em grandes mulheres da história referências para vestir a sua filha:

“Não me leve a mal, eu amo as princesas da Disney, seus vestidos lindos, cabelos perfeitos, vozes charmosas”, Jaime escreveu. “Mas isso me fez pensar: são apenas personagens, uma fantasia irreal para a maioria das meninas.”

Jamie decidiu vestir Emma, cinco anos, como mulheres reais – que mudaram suas vidas e o mundo, mas mulheres possíveis. “Minha filha não nasceu na realeza, mas nasceu em um país onde ela pode votar, ser médica, pilota de avião, astronauta ou mesmo presidente se ela quiser, e isso é o que realmente importa. Eu quis que ela soubesse o valor dessas mulheres incríveis que foram contra tudo, e por isso Emma pode ter tudo agora”, escreveu Jamie.

Ela escolheu cinco mulheres “incríveis e fortes” para Emma se fantasiar. “Vamos deixar as Barbies e princesas de lado por um momento e mostrar às nossas meninas as mulheres reais que elas podem ser”.

Veja as fotos:

  1. Susan B. Anthony, a ativista que foi fundamental para a aprovação do voto feminino nos EUA

2. Coco Chanel, a estilista que desafiou os padrões de moda e comportamento

3. Amelia Earhart, a primeira mulher a atravessar o oceano atlântico pilotando um avião


4. Helen Keller. Cega e surda, ela foi a primeira deficiente a conseguir se formar e se tornou uma escritora e filósofa famosa


5. Jane Goodall, bióloga, antropóloga e pesquisadora britânica. É considerada a maior especialista do mundo em chimpanzés

(via Upworthy)

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Depois dos 50 é preciso tomar a vacina contra o herpes-zóster

Herpes Zoster é uma doença que aparece na pele, causada pelo Vírus Varicela-Zoster (VVZ), o…

11 horas ago

“Quanto mais inteligente é uma pessoa, menos sociável ela é”- Por Leandro Karnal

O professor Leandro Karnal, no vídeo “Ler é viver”, reflete sobre a relação entre cultura,…

1 dia ago

“É através do brincar livremente que a criança elabora angústias primitivas e organiza sua vida emocional” – Melanie Klein

Em uma época em que as telas dominam o cotidiano, as crianças estão gradualmente desaprendendo…

3 dias ago

Dois Papas: um raro exercício de escuta e humanidade em tempos de polarização

The Two Popes (título original), lançado em 2019, é dirigido pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles,…

1 semana ago

“Todos, todos, todos merecem acolhimento e respeito” – Papa Francisco

No dia 21 de abril de 2025, o mundo se despediu de Jorge Mario Bergoglio,…

1 semana ago

“Um filho não se perde na rua, se perde dentro de casa” – Com Catherine Steiner-Adair

Com acesso sem supervisão, e ilimitado à internet, alguns especialistas temem que as crianças e…

2 semanas ago