Psicologia e Comportamento

Cortar relações com familiares tóxicos é necessário e você não precisa se sentir culpado por isso

Alguns relacionamentos familiares podem ser muito problemáticos. Isso acontece por várias razões que nos levam a tomar a difícil decisão de terminar um relacionamento, o que pode ser bom para ambas as partes.

Ninguém escolhe a família em que nasceu, mas pode optar por ficar distanciado de alguns membros da família, que são tóxicos e causam apenas dor. É, com certeza, uma decisão muito difícil, mas muitas vezes pode ser a única maneira de manter a sanidade e pode ser a maneira certa de lidar com a situação.

Aqui estão quatro razões para você se distanciar de um mau relacionamento familiar:

Eles estão contigo quando precisam de algo

Um relacionamento saudável com sua família lhe trará felicidade e alguns membros da família estarão com você em qualquer situação. Eles entrarão em ação quando você precisar de apoio e ajuda. Mas alguns membros da família estão lá para você porque precisam de algo em troca, o que deve ser um sinal para repensar seu relacionamento com eles e decidir se eles são dignos de fazer parte de sua vida. Na verdade, eles estão demonstrando amor condicional.

Eles julgam você

Existem inúmeras pessoas que julgam ao nosso redor, e é normal que todos tenham um relacionamento com essa pessoa. Obviamente, algumas dessas pessoas também podem fazer parte da sua família

O julgamento deles é bom se for uma crítica construtiva, então a intenção deles é te ajudar a ser uma pessoa melhor. Mas, às vezes, o julgamento da família pode prejudicar sua autoestima e seus sentimentos, então é melhor se afastar disso.

Eles fofocam sobre você

Caso os membros de sua família compartilhem fatos sobre você com alguém e com todos que eles conhecem, o melhor que você pode fazer é não contar nada a eles novamente ou ficar longe deles completamente. O fato de você estar compartilhando suas coisas pessoais com eles não é uma abertura para fofocar sobre sua vida, isso não é tolerável.

Eles são manipuladores

Ao perceber que sua família o insulta e no dia seguinte eles mudam seu comportamento e o tratam bem, deve ser um sinal para levantar a bandeira vermelha. Um relacionamento saudável com a família deve ser real e constante, porque quando eles mudam desse jeito, é provável que estejam manipulando você. Quando você começa a se afastar deles, eles começam a tratá-lo melhor, para não perder o controle sobre você.

Conclusão

Às vezes, não é fácil deixar sua família, mas se as pessoas são tóxicas para você, talvez seja melhor sair e ficar longe delas.

Fonte: Genialidades

__

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Depois dos 50 é preciso tomar a vacina contra o herpes-zóster

Herpes Zoster é uma doença que aparece na pele, causada pelo Vírus Varicela-Zoster (VVZ), o…

11 horas ago

“Quanto mais inteligente é uma pessoa, menos sociável ela é”- Por Leandro Karnal

O professor Leandro Karnal, no vídeo “Ler é viver”, reflete sobre a relação entre cultura,…

1 dia ago

“É através do brincar livremente que a criança elabora angústias primitivas e organiza sua vida emocional” – Melanie Klein

Em uma época em que as telas dominam o cotidiano, as crianças estão gradualmente desaprendendo…

3 dias ago

Dois Papas: um raro exercício de escuta e humanidade em tempos de polarização

The Two Popes (título original), lançado em 2019, é dirigido pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles,…

1 semana ago

“Todos, todos, todos merecem acolhimento e respeito” – Papa Francisco

No dia 21 de abril de 2025, o mundo se despediu de Jorge Mario Bergoglio,…

1 semana ago

“Um filho não se perde na rua, se perde dentro de casa” – Com Catherine Steiner-Adair

Com acesso sem supervisão, e ilimitado à internet, alguns especialistas temem que as crianças e…

2 semanas ago