12 sinais de deficiência de vitamina D que muitos ignoram – inclusive você!

A vitamina D é muito importante para o nosso corpo, ela fortalece os dentes e os ossos, pois promove uma maior absorção de cálcio no sangue. Também reduz o risco de certos tipos de câncer, como o de próstata, de mama e de cólon, e ajuda a regenerar e a estimular o nosso sistema imunológico.

Devido ao fato de a vitamina D influenciar a produção de hormônios no corpo, também pode melhorar determinadas condições de pele, como psoríase, vitiligo e esclerodermia, além de controlar o humor. Recentemente, algumas pesquisas estão considerando a vitamina D muito importante para a prevenção de esclerose múltipla, doenças cardiovasculares, infecções bacterianas e ataques virais.

A principal fonte da vitamina D é o sol. Por isso, os banhos de sol, em horários adequados e sem exageros, devem fazer parte de uma vida saudável. Em países que têm condições de luz solar baixa durante alguns meses do ano, o organismo é incapaz de obter a sua quota adequada de vitamina D através da síntese natural. Nesse período, suplementos de vitamina D3 podem ajudar para evitar a carência desta vitamina.

Como saber se você está com deficiência de vitamina D?

Existem 12 sinais que são fortes indicativos dessa carência. Na ocorrência de um ou mais deles de forma simultânea, fique atento: seu corpo pode estar carente de vitamina D. Converse com seu médico e peça-lhe exames que comprovem este deficit. Estes são os 12 sinais de carência de vitamina D:

1. Fragilidade dos músculos e ossos

Se começar a sentir menos força, fraqueza nos dentes e ossos, você pode estar com deficit de vitamina D.

2. Angústia constante e depressão

Estudos têm mostrado que as mulheres com baixos níveis de vitamina D tendem a ficar deprimidas ou a enfrentar estados de profunda tristeza.

3. Sensibilidade corporal crônica

As pessoas que sofrem de dor crônica sem causa aparente podem estar com carência de vitamina D.

4. Queda da saúde bucal

A ocorrência frequente de gengivite, sangramento, acúmulo de placa e enfraquecimentos dos dentes pode indicar níveis baixos de vitamina D.

5. Aumento da pressão arterial

A vitamina ajuda a saúde do coração, estimulando a circulação sanguínea. Quando há uma deficiência dela, a pressão arterial tende a aumentar.

6. Sonolência

Quando não tem níveis adequados de vitamina D, o corpo pode ter pouca energia, apresentando fadiga e sonolência.

7. Mudança de humor repentina

A vitamina D influencia na produção de serotonina. A serotonina é um neurotransmissor encarregado de manter equilibrado nosso estado de ânimo.

8. Diminuição da resistência em atletas

Todas as alterações aqui citadas têm um impacto muito forte na vida dos atletas, que sentem uma perda intensa de sua disposição. Isso ocorre porque a carência de vitamina D não só reduz os níveis de energia, mas também enfraquece os músculos.

9. Obesidade

Se você está com excesso de peso, você precisa de mais vitamina D. Ocorre que esta vitamina é solúvel em gordura. Ou seja, as células de gordura armazenam vitamina D. Logo, quem está com quilos extras precisa de um reforço deste nutriente.

10. Doenças intestinais

Pesquisas mostraram que as pessoas que têm distúrbios intestinais, como doença de Crohn, colite, alergia ao glúten ou intestino irritável, têm níveis mais baixos de vitamina D.

11. Sudorese na cabeça

Um dos sintomas mais comuns de deficiência de vitamina D é a transpiração excessiva na cabeça.

12. Intensificação das alergias

Pessoas alérgicas têm o quadro agravado quando estão carentes de vitamina D.

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Fonte: Cura pela Natureza

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

“Todo jardim começa com um sonho de amor” – Rubem Alves

Antes da terra ser remexida, antes da semente tocar o chão, algo já aconteceu no…

8 horas ago

“Em qualquer indivíduo existem forças criadoras e autocurativas” – Nise da Silveira

Nise Magalhães da Silveira nasceu em 1905, em Maceió, Alagoas, e deixou este mundo em…

1 dia ago

12 itens indispensáveis para sua lista de prioridades para 2026

Todo fim de ano carrega um convite silencioso. Não é o convite da pressa, nem…

3 dias ago

Morre aos 91 anos a incomparável BB – Brigitte Bardot

Brigitte Bardot morreu aos 91 anos, encerrando não apenas a vida de uma atriz francesa,…

4 dias ago

“Ser feliz é muito difícil” – Brigitte Bardot em E Deus Criou a Mulher

Num instante de euforia em mim, deleite-se tal qual um lobo numa carcaça. Sabendo, de…

4 dias ago

“Quando uma mulher diz não, ela não precisa se explicar. O ‘não’ é uma frase inteira” – Jane Fonda

Ao longo do século XX, a subjetividade feminina foi construída menos como autoria e mais…

1 semana ago