Celebridades

Enfim, Seu Jorge é literalmente o pai do Samba: cartório positiva o registro

Depois de uma recusa inicial do Cartório de Registro Civil do 28º Subdistrito de São Paulo, Seu Jorge e sua namorada, a terapeuta Karina Barbieri, puderam, enfim, registrar o filho com o nome Samba.

A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) divulgou uma nota para informar que o cartório formou “seu convencimento no sentido de registrar o prenome (nome) SAMBA”.

“Diante das razões apresentadas, que envolvem a preservação de vínculos africanos e de restauração cultural com suas origens, assim como o estudo de caso que mostrou a existência deste nome em outros países, formei meu convencimento pelo registro do nome escolhido, que foi lavrado no dia de hoje”, destacou a registradora Kátia Possar, segundo o G1.

A Arpen havia informado que Seu Jorge precisaria escrever um texto justificando a escolha e que seria levado ao juiz. Isso não foi necessário, pois a oficial reavaliou o caso e aceitou o argumento do pai.

Ela não havia registrado Samba antes por entender que o nome poderia ridicularizar a criança no futuro. Ela tinha se baseado no primeiro parágrafo do artigo 55 da Lei 6.015, de 31 de dezembro de 1973, que trata da regulamentação dos registros públicos no Brasil.

A lei tenta proteger e evitar bullying

Conforme a lei, determinados nomes podem ser proibidos no momento do registro, caso os oficiais julguem que podem trazer como consequências prejuízos à criança, como preconceito e bullying.

Seu Jorge havia divulgado a escolha de Samba como nome da criança, seu quarto filho, em outubro de 2022, durante o programa Domingão com Huck, da Rede Globo.

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Depois dos 50 é preciso tomar a vacina contra o herpes-zóster

Herpes Zoster é uma doença que aparece na pele, causada pelo Vírus Varicela-Zoster (VVZ), o…

5 horas ago

“Quanto mais inteligente é uma pessoa, menos sociável ela é”- Por Leandro Karnal

O professor Leandro Karnal, no vídeo “Ler é viver”, reflete sobre a relação entre cultura,…

21 horas ago

“É através do brincar livremente que a criança elabora angústias primitivas e organiza sua vida emocional” – Melanie Klein

Em uma época em que as telas dominam o cotidiano, as crianças estão gradualmente desaprendendo…

3 dias ago

Dois Papas: um raro exercício de escuta e humanidade em tempos de polarização

The Two Popes (título original), lançado em 2019, é dirigido pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles,…

1 semana ago

“Todos, todos, todos merecem acolhimento e respeito” – Papa Francisco

No dia 21 de abril de 2025, o mundo se despediu de Jorge Mario Bergoglio,…

1 semana ago

“Um filho não se perde na rua, se perde dentro de casa” – Com Catherine Steiner-Adair

Com acesso sem supervisão, e ilimitado à internet, alguns especialistas temem que as crianças e…

2 semanas ago