A importância do foco como habilidade necessária contra as notificações da Era da Informação

Enquanto você lê este texto, seu celular tem alguma notificação e o LED está piscando. A TV pode estar ligada com o jornal, um Email chega na sua caixa de entrada ao mesmo tempo que o carteiro toca a campainha para entregar a última novidade tecnológica que você comprou pela internet. O Feed do Facebook, com o recurso de rolagem infinita – bem como o que existe em outras redes sociais como o Instagram e o Twitter – faz com que você nem perceba quanto tempo está gastando na vida alheia ao invés de se empenhar na própria produtividade.

São tantas informações que bombardeiam seu cérebro a cada instante que fica difícil se concentrar em uma só coisa. Embora, de certa forma, o conceito de especialização seja antigo na doutrina da produtividade e da economia. Já no século XVIII, Adam Smith dá o exemplo da produção de alfinetes. O que é melhor? Um artesão cuidar de todas as partes da produção ou se focar em só um aspecto dela, como colocar a cabeça no alfinete? O mesmo vale no século XX com o fordismo e a linha de produção.

Podem parecer exemplos distantes e só aplicáveis na economia ou na administração, mas a realidade é que seu dia pode ser comparado analogamente a uma linha de produção. Ao invés de alfinetes ou carros “Modelo T”, você pode produzir outras coisas. E se não tiver foco só nesta atividade, vai acabar perdendo eficiência e qualidade na atividade prioritária. Imagine que aquele operário na linha de produção da Ford na década de 1920 fosse cutucado diversas vezes durante o dia enquanto trabalha. Será que ele teria a mesma eficiência?

É justamente isso que acontece quando você recebe notificações no celular ou quando olha no Feed do Facebook: você perde foco. E se você perde foco, acaba perdendo tempo e produtividade. Seu cérebro não funciona como um processador Quad-core. Aliás, mesmo eles perdem eficiência quando muitas janelas estão abertas no seu navegador.

Como em todo método científico que se preze, já observamos o problema/fato e agora precisamos buscar a solução. Afinal, existe alguma maneira de se focar mais? Em realidade, sim. Ao menos, é o que Daniel Goleman[1] – autor do best-seller Inteligência Emocionai estudou nos últimos anos. “A atenção funciona quase como um músculo: se não a utilizamos, fica atrofiada”, diz. “Foco é uma ferramenta essencial, é o que difere um especialista de um amador, um profissional de sucesso do funcionário mediano”, completa (GOLEMAN, 2013).

Como dito por Goleman, o foco pode ser exercitado. Aproveitando que as Olimpíadas estão chegando, um exemplo esportivo: um atleta de 100m rasos no atletismo condiciona seu foco apenas para ouvir o tiro de largada e nenhuma outro barulho no estádio. Outro exemplo de condicionamento de foco, bastante útil e importante, vem do poker (e é útil nele). Um dos autores mais conceituados no que diz respeito à teoria do esporte é David Sklansky. “Quando jogamos, temos de perceber que antes de mais nada estamos ali para ganhar dinheiro”, diz, conforme infográfico abaixo. Ou seja: foco. Objetivo. Se isso pode ser aplicado para jogadores profissionais de poker, também pode lhe servir em diversas outras atividades do dia a dia.

 Infográfico: PokerStars

Mas não só. Além deste exercício de autocontrole, existem meios de fazer com que o organismo funcione de uma forma melhor no sentido de haver funções cognitivas mais apuradas. É mais ou menos como um carro que roda a álcool ao invés de um carro de Fórmula 1 com uma gasolina toda especial. Obviamente no segundo carro o desempenho será melhor. De modo análogo em nosso organismo, os nutrientes certos podem nos ajudar a ter uma vida mais saudável – não só do ponto de vista físico mas também do mental. É amplamente sabido que o Ômega 3 aumenta a capacidade de memória é é um ácido graxo essencial para o bom funcionamento do organismo. Você pode encontrá-lo em peixes e mesmo em alguns vegetais como no brócolis – de repente o gosto dele melhorou, han?

Sendo assim, como melhorar o foco como habilidade cerebral e, por decorrência, a produtividade e o sucesso profissional? De certa forma, o “menos e e melhor” é o principal passo. Menos atividades em cada momento do dia e maior atenção dedicada a cada uma delas. Se você emprega 20% de sua atenção em 5 atividades diferentes, com certeza terá menos eficiência do que 50% em duas. Felizmente, da mesma forma que a tecnologia nos transborda de informação, há também formas de filtrar essa “Big Data”. Extensões para o Chrome que substituem o Feed do Facebook por frases motivacionais, por exemplo. Ou então o Tweetdeck, aplicativo do próprio Twitter que permite a formatação da timeline em colunas que lhe interessem com listas, usuários e toda uma customização que lhe achar mais conveniente. Não hesite em utilizar a função “avião” de seu Smartphone, também. Não obstante, marcar horários para ler e responder e-mails também é uma ótima atitude com o objetivo de ser mais produtivo.

Isso tudo pode parecer fácil e óbvio, mas entramos tanto no “piloto automático” no dia-a-dia que acabamos por esquecer quão necessário é estar em estado de atenção para as coisas certas (e não 200 mil coisas diferentes ao mesmo tempo). É um exercício contínuo que pode melhorar a produtividade drasticamente. Num ambiente profissionalmente competitivo, pode acabar sendo a diferença entre uma promoção ou não.

[1] GOLEMAN, Daniel. Foco: A atenção e seu papel fundamental para o sucesso.

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Share
Published by
Portal Raízes

Recent Posts

12 maneiras de PARAR de depender dos outros para se sentir feliz, segundo especialista

Se sentir dependente de alguém para ser feliz é bem comum, não acontece só com…

5 dias ago

8 dicas de especialista para terminar um relacionamento definitivamente

Este artigo não se trata de relacionamentos abusivos. Mas de relacionamentos onde o casal, um…

1 semana ago

“Quanto mais inteligente é uma pessoa, menos sociável ela é”- Por Leandro Karnal

O professor Leandro Karnal disserta sobre a inteligência e a sociabilidade. Fizemos a transcrição do…

2 semanas ago

Especialista explica o impacto prejudicial da perda de sono no bem-estar emocional das mulheres

Um estudo publicado pela Associação Americana de Psicologia fez uma análise de 154 estudos sobre privação…

3 semanas ago

Páscoa: papa Francisco rompe tradição e só beija os pés de mulheres

Jorge Bergoglio, o papa Francisco, visitou o presídio feminino de Rebibbia, na periferia de Roma,…

3 semanas ago

“Se extrairmos da vida todo o elemento contemplativo, ela sucumbirá a uma hiperatividade mortal” – Byung-Chul Han

"Se extrairmos da vida todo o elemento contemplativo, ela sucumbirá a uma hiperatividade mortal", diz…

3 semanas ago