Psicologia e Comportamento

Um dia de uma mãe é equivalente a dois dias de trabalho de um pai

“Ahn, mas você não trabalha? Só cuida do bebê?”. “Nossa, aproveita a licença-maternidade para descansar”. Toda mãe certamente já se deparou com inúmeros comentários como esses feitos por pessoas que acham que cuidar de um filho é algo fácil e tranquilo. Bom, a próxima vez que você ouvir esse tipo de coisa, mostre este estudo para a pessoa!

Ocorre que uma pesquisa feita com mais de 2 mil mães americanas descobriu que as mães trabalham em média 98 horas por semana! Isto significa que elas trabalham em média 14 horas por dia! Esta carga de trabalho equivale a cerca de dois dias de trabalho das outras pessoas, que em geral é de 8 horas diárias!

O estudo observou ainda algo que também é de nosso conhecimento: as mães são as que menos possuem horas de folga, ou dias de folga, visto que essas até mesmo nos finais de semana continuam ligadas ao seu trabalho.

Dessa forma, como podemos conseguir realizar tantas outras coisas que ainda nos são requeridas? Como: todo o trabalho da casa, estudos, emprego, profissão, saída com as amigas. Apenas conseguimos realizar todas essas atribuições se o pai, que apenas trabalha 8 horas por dia, cumpra horas extras ao chegar em casa, não é mesmo?

Os pesquisadores notaram que em média o dia de trabalho de uma mãe com filhos com idades entre 5 e 12 anos começa às 6:23 e só termina às 20:31. “Os resultados do estudo mostram o quão difícil é ser mãe e a quantidade imensa de tarefas que isso envolve”, disse Casey Lewis da Welch’s, empresa que financiou o estudo.

Também foi observado no estudo que 40% das mães sentem que tem uma lista de tarefas que não termina nunca! Para aqueles, poucos eu espero, que ainda acham que o trabalho de uma mãe é fácil, simples, e tranquilo, e que ainda se perguntam: O que ela fica fazendo o dia todo dentro de casa?

Eu os convido, a trocar de papel com uma mãe, tente fazer todas as coisas que ela consegue fazer por apenas uma semana, e seja bem-vindo ao trabalho mais cansativo, duradouro e importante da face da terra!

Fontes: Família, Meu mundinho

 

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Depois dos 50 é preciso tomar a vacina contra o herpes-zóster

Herpes Zoster é uma doença que aparece na pele, causada pelo Vírus Varicela-Zoster (VVZ), o…

16 horas ago

“Quanto mais inteligente é uma pessoa, menos sociável ela é”- Por Leandro Karnal

O professor Leandro Karnal, no vídeo “Ler é viver”, reflete sobre a relação entre cultura,…

1 dia ago

“É através do brincar livremente que a criança elabora angústias primitivas e organiza sua vida emocional” – Melanie Klein

Em uma época em que as telas dominam o cotidiano, as crianças estão gradualmente desaprendendo…

3 dias ago

Dois Papas: um raro exercício de escuta e humanidade em tempos de polarização

The Two Popes (título original), lançado em 2019, é dirigido pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles,…

1 semana ago

“Todos, todos, todos merecem acolhimento e respeito” – Papa Francisco

No dia 21 de abril de 2025, o mundo se despediu de Jorge Mario Bergoglio,…

1 semana ago

“Um filho não se perde na rua, se perde dentro de casa” – Com Catherine Steiner-Adair

Com acesso sem supervisão, e ilimitado à internet, alguns especialistas temem que as crianças e…

2 semanas ago