Os adultos mentem – nós sabemos disso. Os adultos não só mentem para as crianças, como também as ensinam a mentir – nós também sabemos disso. Mas o que acontece a seguir?
Jennifer Clegg e Katherine Warnell, professoras assistentes do Departamento de Psicologia da Universidade do Texas, fizeram um podcast para discutirem sobre as suas pesquisas em andamento sobre como as crianças aprendem a mentir.
As pesquisadoras recrutaram 438 homens e mulheres para avaliar positiva ou negativamente as atitudes espontâneas de 171 crianças em contextos sociais corriqueiros. Elas observaram que as crianças que falaram a verdade foram, em geral, consideradas merecedoras de punição, enquanto as que mentiram para ser educadas ou corresponder às expectativas dos adultos receberam a aprovação da maioria. A conclusão foi de que os próprios pais ensinam as crianças a mentirem para serem socialmente ‘educadas’.
Dizer às crianças para não mentir enquanto modela um comportamento contrário é, não surpreendentemente, um problema. Vamos deixar de lado a Fada do Dente, o Papai Noel e o Coelhinho da Páscoa por alguns momentos. Existem inúmeras outras mentiras diárias – normalmente bem-intencionadas – que um pai pode contar a um filho, incluindo ameaças vazias para fazê-lo se comportar, simplificação excessiva de perguntas complicadas e assim por diante.
Um novo estudo de psicologia liderado por Setoh Peipei, da Nanyang Technological University (NTU), Cingapura, no entanto, encontrou uma correlação entre ser um adulto mentiroso porque os pais eram mentirosos e assim sucessivamente. A prática da mentira também está associada a outros comportamentos problemáticos, como quebra de regras, agressão e intromissão.
Durante décadas, o açúcar foi sinônimo de carinho, recompensa e afeto. E a publicidade soube…
A menopausa é um marco biológico e existencial na vida da mulher, que simboliza o…
“Todos são portadores de felicidade.Uma pena notar que boa parte da humanidade ainda é assintomática.”
Durante gerações, fomos educadas para tolerar a dor em silêncio. Desde cedo, aprendemos que “ser…
A habilidade de confiar, amar e construir relações afetivas saudáveis não surge de modo espontâneo…
Como construir relacionamentos duradouros com base na ciência e no afeto? Durante séculos, o amor…