Como não temos nenhum tipo de vacina ou medida preventiva para a doença de Alzheimer que afeta 50 milhões em todo o mundo e tem sido uma corrida para descobrir como melhor tratá-la.
Pesquisadores australianos desenvolveram uma tecnologia de ultrassom não invasiva que limpa o cérebro de placas amilóides neurotóxicas – estruturas responsáveis pela perda de memória e pelo declínio da função cognitiva em pacientes com Alzheimer.
Se uma pessoa tem a doença de Alzheimer, é geralmente o resultado de um acúmulo de dois tipos de lesões – placas amilóides e emaranhados neurofibrilares. As placas amilóides situam-se entre os neurônios e terminam como aglomerados densos de moléculas beta-amilóides, um tipo de proteína pegajosa que se aglomera e forma placas.
No Brasil, o médico Rodrigo Marmo, com 35 anos, um neurologista brasileiro, conseguiu com sucesso reverter a doença de Alzheimer num doente de 77 anos (a família pediu para não revelar o nome). O doente sofria há 2 anos com a doença e ainda estava numa fase moderada de Alzheimer.
Nos EUA esta cirurgia já chamou a atenção e no total os dois países já fizeram a cirurgia em 42 doentes com sucesso. O médico brasileiro afirma “ela não é mais considerada experimental”.
Ainda que o procedimento seja revolucionário e importante, rendeu alguns entraves da justiça. Por isso é importante assistir a entrevista com neurocirurgião Rodrigo Marmo onde ele fala sobre a cirurgia para frear a evolução do Alzheimer. Assista a entrevista aqui.
A vida é uma busca constante por felicidade e paz. E, no meio dessa jornada,…
Vivemos na era da informação e das infinitas possibilidades. Nunca antes a humanidade teve tanto…
Educar filhos é, ao mesmo tempo, moldar pelo exemplo, ensinar a conviver com frustrações e…
A medicalização da infância se tornou um dos temas mais inquietantes da contemporaneidade. Em um…
Vivemos em um tempo de convivência rarefeita. As casas continuam habitadas, mas os encontros diminuíram.…
Nesta primeira semana do Big Brother Brasil 26, um episódio ultrapassou a lógica do conflito…