Já não tenho paciência para algumas coisas, não porque me tenha tornado arrogante, mas simplesmente porque cheguei a um ponto da minha vida em que não me apetece perder mais tempo com aquilo que me desagrada ou fere.

Já não tenho pachorra para cinismo, críticas em excesso e exigências de qualquer natureza. Perdi a vontade de agradar a quem não agrado, de amar quem não me ama, de sorrir para quem quer retirar-me o sorriso.

Já não dedico um minuto que seja a quem me mente ou quer manipular. Decidi não conviver mais com pretensiosismo, hipocrisia, desonestidade e elogios baratos.

Já não consigo tolerar eruditismo seletivo e altivez acadêmica. Não compactuo mais com bairrismo ou coscuvilhice. Não suporto conflitos e comparações. Acredito num mundo de opostos e por isso evito pessoas de carácter rígido e inflexível.

Desagrada-me a falta de lealdade e a traição. Não lido nada bem com quem não sabe elogiar ou incentivar. Os exageros aborrecem-me e tenho dificuldade em aceitar quem não gosta de animais. E acima de tudo já não tenho paciência nenhuma para quem não merece a minha paciência.

*Texto de José Micard Teixeira, atribuído, erroneamente, à atriz Meryl Streep.

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

É muito melhor sermos pais livres do que imprescindíveis: É preciso ter coragem para voar e deixar os filhos voarem também

"Sei que é inevitável que os filhos deixem de ser crianças e abandonem a proteção…

1 dia ago

“É preciso empurrar o filho para fora do ninho” – Por Rubem Alves

"Sei que é inevitável que os filhos deixem de ser crianças e abandonem a proteção…

2 dias ago

Vício invisível: A cafeína se apresenta como solução para os problemas que ela mesma cria – Por Michael Pollan

Cafeína, o vício invisível: não é cedo ou tarde demais para dizer adeus. Uma importante…

5 dias ago

Os 5 maiores arrependimentos no fim da vida

Por que será que quando o fim se aproxima a gente costuma pensar no começo…

5 dias ago

“Não adianta saber resolver equações, se não tiver educação emocional”– Rafael Guerrero

"Os jovens com maior domínio de suas emoções têm melhor desempenho acadêmico, maior capacidade de…

1 semana ago

Resiliência mental: Ciência revela que saúde mental é a base principal para retardar o envelhecimento

O estudo publicado na BMJ Mental Health e conduzido por Yitang Zhang e sua equipe…

1 semana ago