Psicologia e Comportamento

Pais que compram a amizade do filho com mimos, o deixa órfão de pais vivos

[…]O adulto está solitário, sem amigos, frustrado, via de regra não trabalha no que gosta, não tem tempo para dedicar educando o filho e compra, com facilidade, a sua amizade: paga, deixa e libera, tendo a ilusão de ter um amiguinho e deixando, em contrapartida, o filho órfão de pai vivo. Quem ganha com isso? Ninguém. A família perde, e quem paga as consequências é a sociedade, porque devemos ter a noção de que a criação de um filho irá impactar vidas.

[…] Em educação, tudo o que é difícil fazer será ainda mais difícil se não for feito; não tem como terceirizar ou delegar a educação, e a maior autoridade de um pai e uma mãe é o amor. Se o filho não sente que o pai o ama e nem que se importa consigo, a relação de confiança fica impossível de ser construída. Hoje não há quem esteja tão ocupado que não possa ir um minuto ao banheiro e enviar uma mensagem. “Filha, boa sorte no balé, estou torcendo” ou “Filho, estou te ligando porque hoje você tem um jogo e pode ter certeza que estou aqui na reunião, mas meu coração está aí.” “Ah, mas meu filho está dormindo!” Acorde-o! É até melhor que ele perca uma hora de sono e ganhe o abraço dos pais. Acorde meia hora mais cedo e tome o café da manhã junto ao filho. É necessário construir laços; sem laços a vida vira um nó.

Excerto de uma fala do psicoterapeuta Leo Fraiman ao programa Todo Seu. Assista a entrevista na íntegra no vídeo abaixo.

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

“É através do brincar livremente que a criança elabora angústias primitivas e organiza sua vida emocional” – Melanie Klein

Em uma época em que as telas dominam o cotidiano, as crianças estão gradualmente desaprendendo…

1 dia ago

Dois Papas: um raro exercício de escuta e humanidade em tempos de polarização

The Two Popes (título original), lançado em 2019, é dirigido pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles,…

7 dias ago

“Todos, todos, todos merecem acolhimento e respeito” – Papa Francisco

No dia 21 de abril de 2025, o mundo se despediu de Jorge Mario Bergoglio,…

1 semana ago

“Um filho não se perde na rua, se perde dentro de casa” – Com Catherine Steiner-Adair

Com acesso sem supervisão, e ilimitado à internet, alguns especialistas temem que as crianças e…

2 semanas ago

3 maneiras de conviver bem com seu corpo e não sofrer com os estigmas de beleza

Assim como a felicidade, o sucesso é um conceito profundamente subjetivo — ou seja, cada…

2 semanas ago

“Em tempos de redes sociais, olhar nos olhos ainda é a conexão mais eficaz”

A Organização Mundial da Saúde decretou, em janeiro de 2025, a solidão como uma epidemia…

2 semanas ago