Psicologia e Comportamento

Para chegar aos 50 com cérebro de 25 você precisa fazer uma única coisa, segundo a neurociência

Estamos sempre em busca de uma fórmula mágica para nos manter jovens e sadios por mais tempo. Agora, a neurociência aponta que talvez esse segredo realmente exista – e basta uma coisa para chegar aos 50 com um cérebro de 25: meditar.

A pesquisadora Sara Lazar, da Mass General e Harvard Medical School, decidiu estudar o efeito que a prática de meditação tem em nossa massa cinzenta. Seu primeiro estudo envolveu pessoas com sete a nove anos de experiência em meditação, comparado com um grupo de controle.

Ao analisar a amostra, Sara percebeu que as pessoas que tinham uma sólida vivência em meditação tinham mais massa cinzenta em diversas áreas do cérebro quando comparadas com aquelas que não tinham esse hábito. As áreas que apresentavam esse aumento eram relacionadas à capacidade de decisão, memória de trabalho e ao registro de sensações.

O estudo demonstrou ainda que, enquanto a maior parte das pessoas vê seus córtices diminuírem com a idade, os praticantes de meditação aos 50 anos tinham a mesma quantidade de massa cinzenta do que pessoas com metade de suas idades.

Com base nesse resultado, Sara decidiu realizar uma segunda pesquisa para confirmar as descobertas. Dessa vez, pessoas sem experiência prévia em meditação passaram a realizar um programa de mindfulness durante oito semanas.

Ao final do período, as mudanças no cérebro destas pessoas já eram visíveis, com aumento em algumas regiões, como o hipocampo esquerdo, responsável pela aprendizagem, memória e equilíbrio emocional, bem como regiões ligadas à empatia e geração de neurotransmissores. Em compensação, a amídala, associada ao medo, ansiedade e agressão, apresentou uma diminuição, o que pode ser relacionado ainda à redução dos níveis de estresse entre os participantes.

Surpreendentemente, não é necessário passar dias meditando para ver o resultado. Embora o estudo sugerisse aos participantes praticar meditação por 40 minutos diários, a média de prática foi de somente 27 minutos ao dia – menos de meia hora. Além disso, outros estudos sugerem que os benefícios podem ser visto mesmo com meditações menores, de 15 a 20 minutos, por exemplo.

Texto de Hypeness

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

“O açúcar em excesso não adoece só o corpo: alimenta as piores companhias no nosso intestino” –

Durante décadas, o açúcar foi sinônimo de carinho, recompensa e afeto. E a publicidade soube…

2 dias ago

Toda mulher deveria saber precocemente quais são os primeiros sintomas e quanto tempo dura a menopausa

A menopausa é um marco biológico e existencial na vida da mulher, que simboliza o…

6 dias ago

A médica que prescreve poesia na lida diária com a morte

“Todos são portadores de felicidade.Uma pena notar que boa parte da humanidade ainda é assintomática.”

1 semana ago

10 sinais de que você está sofrendo abuso psicológico – Segundo Signe Hegestand

Durante gerações, fomos educadas para tolerar a dor em silêncio. Desde cedo, aprendemos que “ser…

2 semanas ago

“A infância é o alicerce psicoafetivo sobre o qual toda a nossa vida se ergue” – Clara Dawn

A habilidade de confiar, amar e construir relações afetivas saudáveis não surge de modo espontâneo…

2 semanas ago

“Relacionamento satisfatório não é mágica: é uma e decisão renovada todos os dias por quem deseja permanecer” – Robert Epstein

Como construir relacionamentos duradouros com base na ciência e no afeto? Durante séculos, o amor…

2 semanas ago