Psicologia e Comportamento

“Se você amou muito um lugar não faça a besteira de visitá-lo”

Você já considerou qual é a influência das memórias para a percepção de seu momento presente? O filósofo alemão Arthur Schopenhauer afirmou que as memórias têm o poder de moldar as experiências. Isso significa que, assim como lembranças negativas podem gerar traumas, lembranças positivas podem influenciar na sensação de felicidade. Relembrar bons momentos pode ajudar a passar por fases complicadas da vida pela simples conexão com os sentimentos daquele instante.

Há contudo, um encargo: o perigo de se ficar preso ao passado e não avançar sobre perspectivas de bem-estar do presente e do futuro. Sobre isso, o mestre Rubem Alves nos propõe a seguinte reflexão: “Se você amou muito um lugar, não faça a besteira de visitá-lo. Porque você vai pensando que encontrará o tempo, mas o tempo não está mais lá. É melhor você ficar com a imagem na sua cabeça: ‘eu não pertenço a este lugar, esse lugar não me pertence mais'”.

Rubem Alves sugere que não devemos visitar o lugar onde fomos felizes, por que, segundo ele, a felicidade não está naquele lugar, mas sim, no tempo que não existe mais. O mestre sugere que a felicidade deve ser construída no presente, pois ele é tudo que temos de verdade. As lembranças felizes são importantes para nos livrar da desesperança momentânea, mas permanecer nesse lugar não é saudável.

Cada instante de vida que passou, que se transformou em lembranças boas ou ruins, fizeram de nós quem somos. Sigamos pois, adiante! Positivando as experiências vividas com alegria e gratidão. E buscando sempre olhar adiante com esperança e amor pela vida que acontece agora.

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Toda mulher deveria saber precocemente quais são os primeiros sintomas e quanto tempo dura a menopausa

A menopausa é um marco biológico e existencial na vida da mulher, que simboliza o…

3 dias ago

A médica que prescreve poesia na lida diária com a morte

“Todos são portadores de felicidade.Uma pena notar que boa parte da humanidade ainda é assintomática.”

4 dias ago

10 sinais de que você está sofrendo abuso psicológico – Segundo Signe Hegestand

Durante gerações, fomos educadas para tolerar a dor em silêncio. Desde cedo, aprendemos que “ser…

1 semana ago

“A infância é o alicerce psicoafetivo sobre o qual toda a nossa vida se ergue” – Clara Dawn

A habilidade de confiar, amar e construir relações afetivas saudáveis não surge de modo espontâneo…

1 semana ago

“Relacionamento satisfatório não é mágica: é uma e decisão renovada todos os dias por quem deseja permanecer” – Robert Epstein

Como construir relacionamentos duradouros com base na ciência e no afeto? Durante séculos, o amor…

1 semana ago

O amor e o prazer são melhores depois dos 40 anos, afirmam estudos

Segundo estudos de vários pesquisadores da psicologia comportamental, as pessoas desfrutam mais as relações amorosas…

1 semana ago