Atualidades

Sem holofotes: Estudos mostram que autores de massacres buscam notoriedade

Diante da repercussão da notícia do homem de 25 anos que matou quatro crianças e feriu outras cinco hoje de manhã após invadir uma creche em Blumenau (SC) com uma machadinha, o apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, comunicou, na noite desta quarta-feira (5), que o Grupo Globo reviu sua política e não irá mais divulgar nome e foto de autores de massacres, pois o desejo de atrair holofotes é um grande impulsionador desse tipo de comportamento.

O Grupo Globo ouviu de especialistas que a divulgação das agressões pode servir de estímulos a novos ataques e assim decidiu mudar sua política. Segundo Bonner:

“Os veículos do Grupo Globo tinham há anos como política publicar apenas uma única uma vez o nome e a foto de autores de massacres como ocorrido em Blumenau. O objetivo sempre foi evitar dar fama aos assassinos para não inspirar autores de novos massacres. Essa política muda hoje e será ainda mais restritiva. O nome e a imagem de autores de ataques jamais serão publicados, assim como vídeos das ações. A decisão segue as recomendações mais recentes de prestigiados especialistas no tema para quem dar visibilidade a agressões pode servir de estímulos a novos ataques. Estudos mostram que os autores buscam exatamente esta notoriedade, por pequena que seja. E não noticiamos também ataques frustrados subsequentes, para conter o efeito contagio”.

Entenda o caso:

Após cometer o crime, o agressor se apresentou à Polícia Militar e foi preso. O caso ocorreu no Cantinho Bom Pastor, uma creche privada localizada no bairro Velha, que abrigava 40 crianças no momento do ataque. As crianças mortas tinham entre 4 e 7 anos, segundo a Polícia Civil: dois meninos de 4 anos, um de 5 e uma menina de 7. O agressor pulou o muro e atacou as crianças com golpes na cabeça, afirmou o Corpo de Bombeiros.

O autor do ataque sofreu um surto psicótico, de acordo com a polícia, e não tinha ligações com a creche. Ele tinha passagens pela polícia por lesão corporal, dano e porte de drogas. Dos cinco feridos, quatro foram levados ao Hospital Santo Antônio: duas meninas de 5 anos, um menino também de 5, e outro menino de 3. Eles passaram por cirurgia e têm estado de saúde estável, segundo o hospital. Uma menina de 5 anos foi socorrida pela mãe ao Hospital Santa Isabel. Segundo o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, ela teve ferimentos leves. As aulas na cidade foram suspensas, embora não haja mais ameaças identificadas pela polícia. A prefeitura decretou luto de três dias.

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Refeições em Família: O “remédio milagroso” que fortalece os vínculos afetivos e dá sentindo à vida

Vivemos em um tempo de convivência rarefeita. As casas continuam habitadas, mas os encontros diminuíram.…

2 dias ago

BBB 26: O caso Pedro Henrique e O Crime de Importunação Sexual

Nesta primeira semana do Big Brother Brasil 26, um episódio ultrapassou a lógica do conflito…

3 dias ago

Se a IA transforma corpos humanos em objetos de escárnio, isso não diz nada sobre avanço tecnológico, mas diz tudo sobre o declínio civilizatório humano

Nos últimos meses, uma série de reportagens publicadas na imprensa nacional e internacional tem acendido…

6 dias ago

A presença calma do adulto organiza o caos emocional infantil – Rafa Guerrero

Desde os primeiros dias de vida, antes mesmo da palavra e da memória narrativa, o…

7 dias ago

No Reino Unido novo currículo escolar inclui aulas sobre respeito às mulheres

Desde que as primeiras civilizações humanas criaram normas sociais rígidas baseadas em gênero, o machismo…

1 semana ago

Infidelidade conjugal, e agora? Reconstruir a relação ou seguir em frente sem repetir feridas?

Ao longo da história, a infidelidade conjugal foi tratada de formas muito distintas conforme o…

1 semana ago