Diante da repercussão da notícia do homem de 25 anos que matou quatro crianças e feriu outras cinco hoje de manhã após invadir uma creche em Blumenau (SC) com uma machadinha, o apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, comunicou, na noite desta quarta-feira (5), que o Grupo Globo reviu sua política e não irá mais divulgar nome e foto de autores de massacres, pois o desejo de atrair holofotes é um grande impulsionador desse tipo de comportamento.
O Grupo Globo ouviu de especialistas que a divulgação das agressões pode servir de estímulos a novos ataques e assim decidiu mudar sua política. Segundo Bonner:
“Os veículos do Grupo Globo tinham há anos como política publicar apenas uma única uma vez o nome e a foto de autores de massacres como ocorrido em Blumenau. O objetivo sempre foi evitar dar fama aos assassinos para não inspirar autores de novos massacres. Essa política muda hoje e será ainda mais restritiva. O nome e a imagem de autores de ataques jamais serão publicados, assim como vídeos das ações. A decisão segue as recomendações mais recentes de prestigiados especialistas no tema para quem dar visibilidade a agressões pode servir de estímulos a novos ataques. Estudos mostram que os autores buscam exatamente esta notoriedade, por pequena que seja. E não noticiamos também ataques frustrados subsequentes, para conter o efeito contagio”.
Após cometer o crime, o agressor se apresentou à Polícia Militar e foi preso. O caso ocorreu no Cantinho Bom Pastor, uma creche privada localizada no bairro Velha, que abrigava 40 crianças no momento do ataque. As crianças mortas tinham entre 4 e 7 anos, segundo a Polícia Civil: dois meninos de 4 anos, um de 5 e uma menina de 7. O agressor pulou o muro e atacou as crianças com golpes na cabeça, afirmou o Corpo de Bombeiros.
O autor do ataque sofreu um surto psicótico, de acordo com a polícia, e não tinha ligações com a creche. Ele tinha passagens pela polícia por lesão corporal, dano e porte de drogas. Dos cinco feridos, quatro foram levados ao Hospital Santo Antônio: duas meninas de 5 anos, um menino também de 5, e outro menino de 3. Eles passaram por cirurgia e têm estado de saúde estável, segundo o hospital. Uma menina de 5 anos foi socorrida pela mãe ao Hospital Santa Isabel. Segundo o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, ela teve ferimentos leves. As aulas na cidade foram suspensas, embora não haja mais ameaças identificadas pela polícia. A prefeitura decretou luto de três dias.
Vivemos em um tempo de convivência rarefeita. As casas continuam habitadas, mas os encontros diminuíram.…
Nesta primeira semana do Big Brother Brasil 26, um episódio ultrapassou a lógica do conflito…
Nos últimos meses, uma série de reportagens publicadas na imprensa nacional e internacional tem acendido…
Desde os primeiros dias de vida, antes mesmo da palavra e da memória narrativa, o…
Desde que as primeiras civilizações humanas criaram normas sociais rígidas baseadas em gênero, o machismo…
Ao longo da história, a infidelidade conjugal foi tratada de formas muito distintas conforme o…