Entretenimento

1ª Semana de Junho tem Lua Cheia, eclipse lunar e aparição de mercúrio no céu

A primeira semana se junho chega com gostinho de especial, dois fenômenos, o eclipse lunar penumbral e a aparição de Mercúrio, farão do céu o palco para seu espetáculo e poderão ser contemplados a olho nu do Brasil, nas regiões que não estiverem nubladas.

Na quinta-feira (4), aparece Mercúrio no céu. O fenômeno ocorre porque o planeta estará afastado do sol em 23° no oriente, movimento chamado de elongação máxima oriental e poderá ser visto a olho nu, sem necessidade de usar telescópio. O planeta, que é o mais próximo do Sol, estará mais visível no entardecer – a dica é olhar para o horizonte oeste a partir de uma hora antes do pôr do sol e logo após ele se pôr.

Na sexta-feira (5), ocorrerá o eclipse lunar penumbral. Neste fenômeno, a lua passará por uma área parcialmente iluminada da Terra, chamada de penumbra. Nesse percurso, a lua estará cheia e menos brilhante do que o normal. Isto ocorre porque uma parte da luz do Sol é impedida de chegar à Lua.

Esse tipo de eclipse é o mais sutil, mas ainda assim é possível de se enxergar a olho nu. Especialistas recomendam olhar atentamente para perceber as ligeiras mudanças. Para visualizar este fenômeno, também basta olhar para o céu entre às 17h e 21h, caso o céu da sua região não esteja nublado.

Foto de capa: imagem meramente ilustrativa, lua e mercúrio. 

__

Se você gostou do texto, curta, compartilhe com os amigos e não se esqueça de comentar, isso nos ajuda a continuar trazendo conteúdos incríveis para você. Siga-nos também no Instagram e Youtube.

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

“Descobri o meu TDAH na vida adulta e o que parecia uma sentença, foi libertador” – Gabor Maté

O diagnóstico de TDAH pode ser um ato de libertação. Receber um diagnóstico de TDAH…

2 dias ago

Não há nada mais subversivo do que a mulher que se recusa a ser interpretada por narrativas impostas – Com Judith Butler

Durante séculos, a mulher foi interpretada. Interpretada pela religião, pela ciência, pela literatura, pela política…

3 dias ago

10 maneiras de criar meninos não sexistas, segundo Maria Montessori

A violência de gênero, muitas vezes, é a culminação de processos invisíveis, silenciosos, que se…

4 dias ago

7 maneiras de educar com amor e limite segundo Élisabeth Roudinesco

As transformações sociais e culturais das últimas décadas mudaram radicalmente a forma como amamos, criamos…

2 semanas ago

“Quando uma vítima mente para proteger o agressor, ela vira ponte para outra mulher sangrar” — Márcia Goldschmidt

“Quando uma vítima mente para proteger o agressor, ela não só é cúmplice dele, mas…

2 semanas ago

Celebrar a própria vitalidade é, em qualquer idade, um gesto político de resistência – Jane Fonda

Jane Fonda atravessou mais de seis décadas públicas sendo atriz, ativista, mulher em reconstrução. Nesse…

2 semanas ago