1ª Semana de Junho tem Lua Cheia, eclipse lunar e aparição de mercúrio no céu

Portal Raízes

A primeira semana se junho chega com gostinho de especial, dois fenômenos, o eclipse lunar penumbral e a aparição de Mercúrio, farão do céu o palco para seu espetáculo e poderão ser contemplados a olho nu do Brasil, nas regiões que não estiverem nubladas.

Na quinta-feira (4), aparece Mercúrio no céu. O fenômeno ocorre porque o planeta estará afastado do sol em 23° no oriente, movimento chamado de elongação máxima oriental e poderá ser visto a olho nu, sem necessidade de usar telescópio. O planeta, que é o mais próximo do Sol, estará mais visível no entardecer – a dica é olhar para o horizonte oeste a partir de uma hora antes do pôr do sol e logo após ele se pôr.

Na sexta-feira (5), ocorrerá o eclipse lunar penumbral. Neste fenômeno, a lua passará por uma área parcialmente iluminada da Terra, chamada de penumbra. Nesse percurso, a lua estará cheia e menos brilhante do que o normal. Isto ocorre porque uma parte da luz do Sol é impedida de chegar à Lua.

Esse tipo de eclipse é o mais sutil, mas ainda assim é possível de se enxergar a olho nu. Especialistas recomendam olhar atentamente para perceber as ligeiras mudanças. Para visualizar este fenômeno, também basta olhar para o céu entre às 17h e 21h, caso o céu da sua região não esteja nublado.

Foto de capa: imagem meramente ilustrativa, lua e mercúrio. 

__

Se você gostou do texto, curta, compartilhe com os amigos e não se esqueça de comentar, isso nos ajuda a continuar trazendo conteúdos incríveis para você. Siga-nos também no Instagram e Youtube.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.