Psicologia e Comportamento

“Acalme-se! É só aos poucos que o escuro fica claro” – Guimarães Rosa

O mestre Guimarães Rosa, em sua generosa percepção da essência humana, nos deu uma dica para aliviar a ansiedade: “Acalme-se! É só aos poucos que o escuro fica claro”.

Com base nessa importante reflexão, compreendemos que vivemos a vida com muita pressa, sem parar para vivenciar o instante chamado hoje. Para saboreá-lo completamente.  As responsabilidades do dia adia, o trabalho, as crianças, tudo nos faz acostumar com a pressa do mundo moderno. Isso também acontece  quando desejamos alguma coisa como encontrar o parceiro ideal, realizar o trabalho dos nossos sonhos, viajar ou viver em outro lugar.

Nossos desejos são intensos, mas o mesmo tempo nos enche de uma  de ansiedade. Essa ansiedade nos diz que para conseguir tudo isso vai levar tempo. A nossa vida não vai mudar do dia para a noite, pois a mudança que queremos será um processo.

Não desista, não tenha medo

Às vezes temos pressa porque as coisas acontecem rapidamente que nos levam a ter medo de que não ocorram. Isto é normal. Mas não devemos ter medo, pois isto  nos paralisará no meio do caminho. Muitas vezes o final da estrada está próximo.

É fundamental enfrentar os medos. Não é bom permitir que o bloqueio mental  impeça a realização de nossas metas e dos nossos sonhos. Se quisermos algo devemos enfrentar o medo e prosseguir na jornada. Com a certeza de que o bem chegará no seu tempo.

Uma coisa muito importante é que, se não vermos mudanças rápidas, devemos esperar em paz e jamais pensar em desistir. Desistir  é o pior que podemos fazer, porque significa que ‘jogou a tolha’.

Estimule a confiança em si mesmo. Tenha segurança em sua capacidade e não tema de que as coisas não aconteçam como deseja.

É normal que pense assim, pois não sabemos o que acontecerá amanhã. Por isso é importante que prossiga passo a passo e sem pressa, alcançando as metas menores até conseguir as grandes metas da sua vida.

O seu medo termina quando sua mente se dá conta de que é ela, apenas ela, quem cria esse medo.

É benéfico e saudável aceitar suas emoções, suas resignações, seus medos. Todos os humanos os têm. Aceitá-las, sim, mas contra atacá-las com firme decisão. Não tenha pressa em conseguir as coisas porque tudo acontece no tempo certo. O mais importante é fazer agora o que tem de ser feito e construir a solução pouco a pouco.

Tudo vem e tudo vai

Do mesmo modo que temos pressa em esperar que as coisas aconteçam, também esperamos que as coisas mudem rápido . Por exemplo, se passa por uma situação negativa, a expectativa é de que tudo vai se resolver de um dia para outro.

Pode não ser assim. Em verdade, tudo vem e tudo vai, simplesmente terá que dar tempo ao tempo para resolver as pendências da vida. Enquanto isso desfrute-a sem medo.

Conhecer a si mesmo é a chave que vai lhe impulsionar

Durante o tempo entre as coisas que passam e as que não passam, deve aproveitá-lo e não desperdiçá-lo com a ansiedade. Desesperar não é positivo, pois basta que não aconteça o que espera para se afogar na maré de estresse e ansiedade.

Seja como for, enquanto  espera que aconteça algo e este vem mais devagar do que espera, aproveite esse tempo ‘morto’ para conhecer mais a si mesmo. Conhecer a si mesmo é a chave que vai lhe impulsionar a enfrentar a situação com mais maturidade e força. Porque não sabe o que acontecerá, deve imaginar que tudo é possível de acontecer.

Nunca se desespere porque o tempo corre devagar. Pense que cedo ou tarde o bem acontecerá, tudo se resolverá, tudo pode mudar. As águas voltam ao seu canal depois da maré cheia e a paz também voltará ao seu interior. Não se apresse. Isso que tanto espera que aconteça, acontecerá.  Dê tempo ao tempo porque as boas coisas quando desejadas com firmeza e fé sempre vêm.

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Infidelidade conjugal, e agora? Reconstruir a relação ou seguir em frente sem repetir feridas?

Ao longo da história, a infidelidade conjugal foi tratada de formas muito distintas conforme o…

23 horas ago

“Não adianta saber resolver equações, se não tiver educação emocional”

"Os jovens com maior domínio de suas emoções têm melhor desempenho acadêmico, maior capacidade de…

2 semanas ago

“Todo jardim começa com um sonho de amor” – Rubem Alves

Antes da terra ser remexida, antes da semente tocar o chão, algo já aconteceu no…

2 semanas ago

“Em qualquer indivíduo existem forças criadoras e autocurativas” – Nise da Silveira

Nise Magalhães da Silveira nasceu em 1905, em Maceió, Alagoas, e deixou este mundo em…

2 semanas ago

12 itens indispensáveis para sua lista de prioridades para 2026

Todo fim de ano carrega um convite silencioso. Não é o convite da pressa, nem…

2 semanas ago

Morre aos 91 anos a incomparável BB – Brigitte Bardot

Brigitte Bardot morreu aos 91 anos, encerrando não apenas a vida de uma atriz francesa,…

3 semanas ago