Psicologia e Comportamento

Antes eu escutava a opinião dos outros, hoje eu escuto um modão

Ninguém está livre de ouvir pitacos que não foram pedidos. Um dos obstáculos da vida de todo mundo é justamente saber lidar com eles. Muitas pessoas adoram se meter onde não devem, não importando o nível de intimidade que tenham com a pessoa. Caberá a nós filtrar as opiniões e conselhos que recebemos, ou então ficaremos cada vez mais confusos.

Logicamente, nem sempre conseguiremos resolver as coisas sem pedir conselhos. Muitas vezes, quando nos encontramos em meio a tempestades, tudo fica nublado e não enxergamos saída alguma. Nesses momentos, será providencial poder contar com as ponderações e com aconselhamentos de alguém de fora, pois ele conseguirá analisar a situação sem estar com o emocional partido ao meio.

E, certamente, as melhores pessoas para nos aconselhar são aquelas que nos conhecem de fato e percebem quando estamos pedindo socorro, mesmo que não sejamos explícitos. Quem nos ama de verdade consegue entender nossos gritos, mesmo quando estamos em silêncio. Por isso é que devemos valorizar e manter por perto quem nos entende e nos dá espaço para sermos o que realmente queremos.

E, em tempos de internet, tudo fica mais pesado. Em nossas redes sociais, caso nos coloquemos de uma forma assertiva em relação a qualquer assunto, vem logo alguém comentando de uma forma, muitas vezes, agressiva e desprovida de senso crítico. As pessoas parecem se sentir cada vez mais no direito de meter o bedelho na vida dos outros, talvez porque a exposição virtual tem um alcance imenso, ou seja, a gente acaba alcançando até quem deveria ficar bem longe.

A questão é a gente saber o que fazer com as opiniões alheias sobre nossas vidas. Eu já consigo não me importar demais. Antes, eu ficava escutando a opinião dos outros. Hoje, eu escuto um rock, um modão, MPB, a risada dos amigos, o som dos pássaros, as batidas do meu coração. Porque é dentro de mim que eu sempre encontrarei todas as respostas.

Texto de Prof. Marcel Camargo

Marcel Camargo

Graduado em Letras e Mestre em "História, Filosofia e Educação" pela Unicamp/SP, atua como Supervisor de Ensino e como Professor Universitário e de Educação Básica. É apaixonado por leituras, filmes, músicas, chocolate e pela família.

Recent Posts

Refeições em Família: O “remédio milagroso” que fortalece os vínculos afetivos e dá sentindo à vida

Vivemos em um tempo de convivência rarefeita. As casas continuam habitadas, mas os encontros diminuíram.…

4 dias ago

BBB 26: O caso Pedro Henrique e O Crime de Importunação Sexual

Nesta primeira semana do Big Brother Brasil 26, um episódio ultrapassou a lógica do conflito…

5 dias ago

Se a IA transforma corpos humanos em objetos de escárnio, isso não diz nada sobre avanço tecnológico, mas diz tudo sobre o declínio civilizatório humano

Nos últimos meses, uma série de reportagens publicadas na imprensa nacional e internacional tem acendido…

1 semana ago

A presença calma do adulto organiza o caos emocional infantil – Rafa Guerrero

Desde os primeiros dias de vida, antes mesmo da palavra e da memória narrativa, o…

1 semana ago

No Reino Unido novo currículo escolar inclui aulas sobre respeito às mulheres

Desde que as primeiras civilizações humanas criaram normas sociais rígidas baseadas em gênero, o machismo…

1 semana ago

Infidelidade conjugal, e agora? Reconstruir a relação ou seguir em frente sem repetir feridas?

Ao longo da história, a infidelidade conjugal foi tratada de formas muito distintas conforme o…

1 semana ago