Atualidades

Avó italiana de 104 anos venceu a gripe espanhola e a COVID-19

A italiana Ada Zanusso, de 104 anos, que já tinha sobrevivido à pandemia da gripe espanhola em 1918, tornou-se uma das pessoa mais velhas a se recuperar da Covid-19, infeção causada pelo novo coronavírus.

Ada sentiu os primeiros sintomas em 17 de março, 8 dias após o governo italiano impor o recolhimento, quando estava num lar de idosos em Biella, no norte de Itália. Ela teve febre, vômitos e dificuldade para respirar e foi imediatamente internada, dando posteriormente positivo ao Covid-19.

Giampiero, filho de Ada, disse ao The Sun: “Suspeitei que fosse coronavírus, devido ao número de casos no lar. Infelizmente eles tiveram por lá algumas mortes”.

A médica de Ada, Carla Furno Marchese, acrescentou: “Ela está de pé e consegue caminhar até à cadeira. Não perdeu a lucidez e inteligência. A sua recuperação foi uma grande alegria para nós e um sinal de esperança para todos os que sofrem nestes dias tão difíceis”, revelou.

Nascida em 1916, Ada viu também as duas guerras mundiais e sobreviveu à pandemia de gripe espanhola, que matou entre 40 a 50 milhões de pessoas em todo o mundo a partir de 1918.

Fontes: Tá Bonito, The sun

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Não é com o crime que a violência contra a mulher começa: é na cultura , na maneira como nos educamos

O debate sobre a violência contra a mulher no Brasil ganha um novo capítulo com…

15 horas ago

Do frio na barriga à exaustão mental: como a psicossomática revela que estamos super estressados

Você já sentiu uma dor de estômago inexplicável antes de uma reunião importante? Ou talvez…

4 dias ago

Exposição digital e adultização: Estudo mostra que o maior número de homens misóginos é a adolescência

Em um cenário de crescentes preocupações com a saúde mental e o comportamento de jovens,…

7 dias ago

Depressão difícil de tratar: O trauma de infância pode ser o “inimigo invisível” e a ciência dá a solução

Por que a terapia nem sempre funciona? É um cenário comum e doloroso: a busca…

1 semana ago

O maior roubo da vida moderna é o da nossa própria atenção – Com Daniel Munduruku

No ritmo acelerado da vida contemporânea, em que cada minuto parece já ter um destino…

1 semana ago

Apostas e virada tática do Bath Rugby

Bath Rugby perdeu um grande jogo para o Northampton Saints em 27 de dezembro de…

2 semanas ago