Stressed annoyed old senior woman using waving fan suffer from overheating, summer heat health hormone problem, no air conditioner at home sit on sofa feel exhaustion dehydration heatstroke concept
As mulheres passam por diversas mudanças no corpo ao longo de sua vida, algumas bem desconfortáveis. Durante a menopausa as mulheres experimentam diversos sintomas que as incomodam muito, entre eles o mais comum é o fogacho, que atinge cerca de 80% da população feminina neste período.
Os fogachos são ondas de calor que a mulher sente repentinamente, eles começam como um calor no peito que sobe lentamente para o pescoço e rosto, alguns minutos depois a mulher pode estar tremendo de frios ou calafrios, tamanha a inconstância da menopausa/climatério.
1 – Conhecer como começam os fogachos no seu corpo é de grande ajuda. Nesse caso você deve excluir os calores que sente durante estresse, consumo de bebidas alcoólicas, bebidas e comidas quentes e/ou apimentadas, cafeína e cigarro.
2 – Controle de peso. Estudos indicam que mulheres com maiores percentuais de gordura corporal sofrem mais ondas de calores, nesse período é ideal manter uma alimentação equilibrada e uma rotina de exercícios.
3 – Mantenha o corpo fresco durante o dia e a noite. Evite roupas de tecidos que podem aumentar ainda mais o calor como no caso dos tecidos sintéticos, lã, seda, gola alta e fechada. Prefira tecidos de algodão, linho e malha. Durante a noite experimente lençóis de tecidos dry fit que absorvem a umidade da pele para a superfície do tecido, a partir de onde evapora. Evite edredons e durma em locais ventilados.
4 – Terapias medicamentosas. Não hesite em falar com seu médicos para que lhe sugira a melhor terapia para o seu caso, que pode ser hormonal ou não hormonal. É importante o acompanhamento para que o período não interfira tanto na sua qualidade de vida. Você também pode optar por remédios naturais, conheça os 7 suplementos que todas as mulheres devem consumir a partir dos 40 anos (clique).
De acordo com estudos recentes, quanto antes começar a menopausa mais tempo irá durar os sintomas, mulheres que começam a sentir os sintomas antes de última menstruação tendem a ter uma duração de 11 a 13 anos de climatério, para mulheres que só começaram a sentir depois de pararem de menstruar completamente, a duração pode ser menor, de 3 a 5 anos. Para entender um pouco mais, assista esse vídeo do Dr. Drauzio Varella:
__
Se você gostou do texto, curta, compartilhe com os amigos e não se esqueça de comentar, isso nos ajuda a continuar trazendo conteúdos incríveis para você. Siga-nos também no Instagram e Youtube.
A menopausa é um marco biológico e existencial na vida da mulher, que simboliza o…
“Todos são portadores de felicidade.Uma pena notar que boa parte da humanidade ainda é assintomática.”
Durante gerações, fomos educadas para tolerar a dor em silêncio. Desde cedo, aprendemos que “ser…
A habilidade de confiar, amar e construir relações afetivas saudáveis não surge de modo espontâneo…
Como construir relacionamentos duradouros com base na ciência e no afeto? Durante séculos, o amor…
Segundo estudos de vários pesquisadores da psicologia comportamental, as pessoas desfrutam mais as relações amorosas…