Como aliviar as ondas de calor da menopausa

As mulheres passam por diversas mudanças no corpo ao longo de sua vida, algumas bem desconfortáveis. Durante a menopausa as mulheres experimentam diversos sintomas que as incomodam muito, entre eles o mais comum é o fogacho, que atinge cerca de 80% da população feminina neste período.

Os fogachos são ondas de calor que a mulher sente repentinamente, eles começam como um calor no peito que sobe lentamente para o pescoço e rosto, alguns minutos depois a mulher pode estar tremendo de frios ou calafrios, tamanha a inconstância da menopausa/climatério.

Para aliviar os sintomas

1 – Conhecer como começam os fogachos no seu corpo é de grande ajuda. Nesse caso você deve excluir os calores que sente durante estresse, consumo de bebidas alcoólicas, bebidas e comidas quentes e/ou apimentadas, cafeína e cigarro.

2 – Controle de peso. Estudos indicam que mulheres com maiores percentuais de gordura corporal sofrem mais ondas de calores, nesse período é ideal manter uma alimentação equilibrada e uma rotina de exercícios.

3 – Mantenha o corpo fresco durante o dia e a noite. Evite roupas de tecidos que podem aumentar ainda mais o calor como no caso dos tecidos sintéticos, lã, seda, gola alta e fechada. Prefira tecidos de algodão, linho e malha. Durante a noite experimente lençóis de tecidos dry fit que absorvem a umidade da pele para a superfície do tecido, a partir de onde evapora. Evite edredons e durma em locais ventilados.

4 – Terapias medicamentosas. Não hesite em falar com seu médicos para que lhe sugira a melhor terapia para o seu caso, que pode ser hormonal ou não hormonal. É importante o acompanhamento para que o período não interfira tanto na sua qualidade de vida. Você também pode optar por remédios naturais, conheça os 7 suplementos que todas as mulheres devem consumir a partir dos 40 anos (clique).

Quanto tempo duram os sintomas

De acordo com estudos recentes, quanto antes começar a menopausa mais tempo irá durar os sintomas, mulheres que começam a sentir os sintomas antes de última menstruação tendem a ter uma duração de 11 a 13 anos de climatério, para mulheres que só começaram a sentir depois de pararem de menstruar completamente, a duração pode ser menor, de 3 a 5 anos. Para entender um pouco mais, assista esse vídeo do Dr. Drauzio Varella:

__

Se você gostou do texto, curta, compartilhe com os amigos e não se esqueça de comentar, isso nos ajuda a continuar trazendo conteúdos incríveis para você. Siga-nos também no Instagram Youtube.

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Toda mulher deveria saber precocemente quais são os primeiros sintomas e quanto tempo dura a menopausa

A menopausa é um marco biológico e existencial na vida da mulher, que simboliza o…

3 dias ago

A médica que prescreve poesia na lida diária com a morte

“Todos são portadores de felicidade.Uma pena notar que boa parte da humanidade ainda é assintomática.”

4 dias ago

10 sinais de que você está sofrendo abuso psicológico – Segundo Signe Hegestand

Durante gerações, fomos educadas para tolerar a dor em silêncio. Desde cedo, aprendemos que “ser…

1 semana ago

“A infância é o alicerce psicoafetivo sobre o qual toda a nossa vida se ergue” – Clara Dawn

A habilidade de confiar, amar e construir relações afetivas saudáveis não surge de modo espontâneo…

1 semana ago

“Relacionamento satisfatório não é mágica: é uma e decisão renovada todos os dias por quem deseja permanecer” – Robert Epstein

Como construir relacionamentos duradouros com base na ciência e no afeto? Durante séculos, o amor…

1 semana ago

O amor e o prazer são melhores depois dos 40 anos, afirmam estudos

Segundo estudos de vários pesquisadores da psicologia comportamental, as pessoas desfrutam mais as relações amorosas…

2 semanas ago