A pandemia do novo coronavírus tem sido marcada por diversas características, como a transmissão do vírus por pessoas sem sintomas, o gigantesco impacto econômico, as quarentenas de milhões de pessoas e o acompanhamento em tempo real do avanço da doença pelo mundo.
Para tornar o volume extraordinário de dados em informações compreensíveis para a população, especialistas, veículos jornalísticos e autoridades de saúde criaram sites interativos nos quais é possível acompanhar quase em tempo real a evolução do número de infectados e mortos por dia e localidade, entre outros dados.
A globalização é a melhor e a pior coisa que nos aconteceu
Pela primeira vez em tempos de globalização digital que o mundo vivencia uma epidemia em tempo real. Todas as mídias, várias vezes ao dia, todos os dias, em todo o planeta, fala sobre o novo coronavírus, que causa a doença covid-19. E como não poderia ser diferente as pessoas ficam também expostas a uma enxurrada de notícias falsas, de notícias sensacionalistas, de notícias que usam o sofrimento e terror para alcançar cliques. E assim, todos se perguntam de fato em quem confiar, quem estará dizendo a verdade?
Ora, a verdade sempre está nos fatos. E quem descreve os fatos são aqueles que os vivenciam. Por isso, os verdadeiros mensageiros do coronavírus são aqueles que estão no centro dos enfrentamentos: nossos parentes e amigos que estão em países mais atingidos. Assim podemos ter 3 certezas:
O ódio que nasce na internet não pode ser tratado como brincadeira. A violência contra…
A competitividade das empresas portuguesas depende cada vez mais da forma como gerem os seus…
O final do ano costuma ser lido como um simples ritual social, mas, na prática,…
A saúde mental masculina no Brasil é um tema de crescente urgência, frequentemente ofuscado por…
A História da ciência, da arte e da filosofia guarda inúmeros exemplos de pessoas cujo…
Desde que o Brasil tipificou o feminicídio em 2015, a violência letal contra mulheres deixou…