Atualidades

Grande explosão em área portuária em Beirute, no Líbano

Segundo informações da UOL, uma grande explosão atingiu na terça (4) a região portuária de Beirute, capital do Líbano. O incidente gerou uma gigantesca coluna de fumaça e um forte deslocamento de ar que varreu a região. Houve um rastro de destruição, com destroços nas ruas, carros amassados e fachadas de prédios destruídas. A explosão abalou outras áreas da capital, danificando prédios e ferindo pessoas.  O governo libanês disse que toneladas de nitrato de amônio que estava em um armazém podem ter ligação com as explosões, mas ainda não apresenta uma causa oficial.

Qual o número de mortos? Até o início da tarde desta quarta-feira (5), autoridades diziam que 135 pessoas morreram em razão da explosão. Esse número deve ser atualizado nas próximas horas.

Quantos são os feridos? Ao menos 5 mil pessoas ficaram feridas, segundo autoridades locais. Esse número, no entanto, também é provisório. Há relatos de que pessoas estão presas sob escombros.

Quantos são os desaparecidos? Além de mortos pela explosão, há também feridos. Segundo o governador de Beirute, Marwan Abboud, mais de 100 pessoas não foram localizadas.

Qual foi o impacto da explosão? Segundo a Cruz Vermelha, a força da explosão fez com que pessoas fossem jogadas ao mar na zona portuária.

Os vídeos e imagens, da explosão e pós explosão, que circulam a internet são perturbadoras, imagens caseiras divulgadas demonstram o desespero da população local. Apesar de o país já ter sido alvo de ataques terroristas e viver atualmente um período de instabilidade econômica e política, não há evidências de que se trate de um atentado terrorista. O governo deverá investigar os responsáveis pelo armazém nos próximos dias.

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Depois dos 50 é preciso tomar a vacina contra o herpes-zóster

Herpes Zoster é uma doença que aparece na pele, causada pelo Vírus Varicela-Zoster (VVZ), o…

1 dia ago

“Quanto mais inteligente é uma pessoa, menos sociável ela é”- Por Leandro Karnal

O professor Leandro Karnal, no vídeo “Ler é viver”, reflete sobre a relação entre cultura,…

2 dias ago

“É através do brincar livremente que a criança elabora angústias primitivas e organiza sua vida emocional” – Melanie Klein

Em uma época em que as telas dominam o cotidiano, as crianças estão gradualmente desaprendendo…

4 dias ago

Dois Papas: um raro exercício de escuta e humanidade em tempos de polarização

The Two Popes (título original), lançado em 2019, é dirigido pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles,…

1 semana ago

“Todos, todos, todos merecem acolhimento e respeito” – Papa Francisco

No dia 21 de abril de 2025, o mundo se despediu de Jorge Mario Bergoglio,…

1 semana ago

“Um filho não se perde na rua, se perde dentro de casa” – Com Catherine Steiner-Adair

Com acesso sem supervisão, e ilimitado à internet, alguns especialistas temem que as crianças e…

2 semanas ago