Psicologia e Comportamento

Uma irmã mais velha é a coisa mais preciosa que você pode ter na vida

Ela é sua melhor amiga, ela é, sem dúvida, preciosa. É quase como sua segunda mãe, porque ela cuida de você e te aconselha da mesma maneira, mas sempre ao seu nível.

Ela é sua melhor amiga, sua maior confidente. Com ela você pode ser você mesma e não esconder nada, porque ela te conhece perfeitamente e sabe o que você pensa e como você reage.

Ela viveu experiências incríveis com você, viajou com você por anos. Uma irmã mais velha é o presente mais lindo que seus pais lhe deram. Pode ter acontecido em algumas ocasiões quase odiá-la, mas toda vez que você procurar por ela, ela lhe dará apoio incondicional e te ajudará a se sentir melhor com apenas uma palavra.

Ela conhece você, entende você e nunca a decepcionará. Ele sabe que você faria o mesmo por ela. Ela cresceu com você e ajudou você a construir sua personalidade, a se comunicar melhor com seus pais, a não ter todos os limites que tinha, porque ela foi a primeira a nascer e abriu o caminho para você.

Ela te ensinou a não cometer os mesmos erros. Ela acompanhou você em suas excursões de compras, aconselhou você sobre as roupas mais bonitas, as cores que melhor combinavam com sua aparência, ajudou você a criar seu próprio estilo.

Ela emprestou-lhe os seus truques em segredo, com cuidado para não deixar você ser descoberta por seus pais. Porque uma irmã mais velha imediatamente percebe que uma linda flor desabrocha da menina.

Ela defendeu você contra tudo e todos, ela sempre tomou suas partes e às vezes ele assumiu suas responsabilidades. Porque o amor entre as irmãs também é isso, é acima de tudo isso.

Ela te ajudou em seus estudos, a escolher o caminho a seguir, sacrificou parte do seu tempo livre para se dedicar a você. Ela fez você conhecer a beleza da música, ela te ensinou a amar isso. Tem sido e será sempre um exemplo a seguir em inúmeras ocasiões, merece toda a sua admiração.

Ela está perto de você em cada passo que você dá e olha para você com orgulho enquanto tenta realizar seus sonhos. Ela apoia você e te encoraja quando parece que você está desistindo. Ensina você a resistir, a ser tenaz.

Ela repreendeu você praticamente por tudo, sempre exigiu o máximo de você, mas agora você sabe que ele fez isso para o seu próprio bem. E embora eles digam que os amigos são aqueles que permanecerão para sempre ao seu lado, não há ninguém que seja mais leal que sua irmã mais velha.

Vai continuar a te seguir e te amar apesar de tudo. Você pode argumentar um milhão de vezes, se necessário, mas esse amor único que existe entre as irmãs nunca terminará.

É um amor sincero que sabe perdoar, que perdoa tudo e que sempre fica lá.
Durável, tenaz, sincero, capaz de atingir picos muito altos. Foi o melhor presente que você recebeu e, para ela, você é a melhor bênção.

Foto de Eflon-Flickr – Texto de Diorno D Giorno, traduzido por Portal Raízes

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

O programa de 8 semanas para o bem-estar emocional, segundo médico de Harvard

Vivemos em uma era que promete bem-estar em cada esquina: aplicativos de meditação, séries motivacionais,…

4 dias ago

A dor causada pela rejeição é igual a dor aguda no corpo, diz a neurociência

A dor causada pela rejeição é igual a dor aguda no corpo e afeta a…

2 semanas ago

“Aceitar o meu TDAH me fez parar de lutar contra mim mesma” – Ana Beatriz Barbosa

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica caracterizada por…

2 semanas ago

“Amar os filhos é também de dizer NÃO ao que tem que ser recusado” – Cortella

No âmago da criação, estamos imersos num paradoxo: amar significa acolher, mas também recusar. Essa…

3 semanas ago

Depressão e o Esquema de Fracasso: quando a infância deixa marcas na vida adulta

A depressão é um distúrbio do humor que vai muito além da tristeza passageira. Ela…

1 mês ago

Adultização e infantilização: Do algoritmo que expõe crianças à chupeta que “cura” ansiedade em adultos

Nas últimas décadas, temos assistido a um fenômeno inquietante: enquanto crianças são pressionadas a amadurecer…

1 mês ago