Categories: Pais e Filhos

Jamais deixe seu filho levar o tablet ou celular para a cama, dizem especialistas

Desde a época dos nossos avós, criança sempre foi para cama cedo. Bastava jantar, ficar mais um pouquinho ali pela sala e pronto: escovar os dentes, pijama e cama! Naquela época a ciência ainda não tinha tantas provas, mas a sabedoria popular já sabia, crianças não devem ficar acordadas até tarde. Pois não é que nossos antepassados tinham razão?

A fase da infância é o período onde crescemos com mais rapidez. Não apenas na parte física do corpo, mas principalmente do desenvolvimento, ou seja, é a fase onde aprendemos mais e desenvolvemos mais habilidades. Nesta fase o cérebro se parece com uma esponja que absorve tudo em volta. Já reparou como as crianças são atentas, curiosas e aprendem as coisas com uma velocidade enorme? Isso se deve ao alto poder de aprendizagem do nosso cérebro nesta fase.

Mas o que isso tem a ver com o fato de que as crianças não devem ficar acordadas até tarde? Tudo! Veja bem, durante a noite ocorre a ação do hormônio do crescimento, que como o próprio nome diz, faz crescer. Porém ele só age quando estamos dormindo, isso que quer dizer que quanto mais tempo a criança ficar acordada, menos tempo o hormônio do crescimento poderá agir no corpo dela.

O efeito de noites curtas na saúde das crianças

Além de atrapalhar o crescimento corporal, dormir tarde faz com que o desenvolvimento da criança seja prejudicado em vários níveis: aprendizagem, estabilidade psicológica, inteligência etc. Durante a noite o cérebro se recompõe e na infância ocorrem muitas ligações neurológicas novas, que promovem o desenvolvimento saudável das crianças.

Estudos mostram que crianças que dormem tarde se tornam mais ansiosas e irritadas, menos concentradas, têm um fraco desempenho escolar e são mais vulneráveis a transtornos psicológicos.

O problema é que nos tempos atuais levar uma criança cedo para cama não é fácil! Há tanta tecnologia e entretenimento disponível que fica difícil mandar a turminha para cama cedo. Celulares, tablets, videogames, TV, computadores, todos esses aparelhos são cada vez mais usados pelas crianças sem limite algum e isso em sido muito prejudicial.

Jamais deixe seu filho levar o tablet ou celular para a cama, isso fará com que ele fique acordado por muito mais tempo sem você saber. A luz destes aparelhos é muito prejudicial, mandando uma mensagem ao cérebro que ainda não é hora de dormir, ou seja, o sono não vem! Estabeleça limites com o seu filho e determine a quantidade de tempo que ele pode usar essas tecnologias.

Quanto tempo meu filho deve dormir?

Os médicos recomendam que o número de horas vai de acordo com a idade. Crianças até os 18 meses devem dormir de 8 a 12 horas noturnas. Mais uma ou sonecas ao longo do dia. Depois dos 18 meses, as 8h a 12h noturnas se mantém, mas as sonecas ao longo do dia já não são necessárias.

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

A sua saúde mental é o seu projeto de vida mais urgente e qualquer laço que a ameace deve ser reavaliado

A vida é uma busca constante por felicidade e paz. E, no meio dessa jornada,…

4 horas ago

A Síndrome da “Criança Eterna”: o refúgio de quem rejeita o tédio construtivo da vida adulta

Vivemos na era da informação e das infinitas possibilidades. Nunca antes a humanidade teve tanto…

1 dia ago

Educar é, ao mesmo tempo, ensinar a lidar com frustrações e limites, sem jamais apagar o desejo de crescer

Educar filhos é, ao mesmo tempo, moldar pelo exemplo, ensinar a conviver com frustrações e…

2 dias ago

Medicalização da infância: as drogas legais que ameaçam crianças saudáveis

A medicalização da infância se tornou um dos temas mais inquietantes da contemporaneidade. Em um…

3 dias ago

Refeições em Família: O “remédio milagroso” que fortalece os vínculos afetivos e dá sentindo à vida

Vivemos em um tempo de convivência rarefeita. As casas continuam habitadas, mas os encontros diminuíram.…

1 semana ago

BBB 26: O caso Pedro Henrique e O Crime de Importunação Sexual

Nesta primeira semana do Big Brother Brasil 26, um episódio ultrapassou a lógica do conflito…

2 semanas ago